Educação  / Notícia

Escolas de diversas regiões do município tornaram-se portfólio de divulgação da arte de rua, popularmente conhecida como grafite. A iniciativa tem arregimentado o interesse de alunos e professores, o que tem favorecido a disseminação de atividades artísticas no ambiente escolar. Pelo menos seis EMEB’s (Escolas Municipais de Educação Básica) já apresentam um novo cenário. As pinturas mais recentes estão expostas no mural da escola Profª. “Cleusa Marilene Vieira de Mello”, no bairro Aterrado.

Na ocasião, o grafiteiro André Soares repassa noções da arte de grafitagem aos estudantes, explicando quais os procedimentos, tipos de materiais e manuseio correto das latas de spray. Na sequência, uma parte do painel é utilizado pelos alunos, a fim de divulgarem a expressão artística dos alunos.

A partir da próxima semana, as atividades terão prosseguimento na unidade de ensino Prof. “Nelson Neves de Souza”, na Vila Dias. As escolas disponibilizam o material utilizado na atividade.

A decisão adotada pelo grafiteiro morador da zona Leste e ex-aluno da EMEB Profª. “Ana Isabel da Costa Ferreira”, no bairro Mogi Mirim II foi espontânea. Ao caminhar em frente a escola, ele decidiu se apresentar à direção e solicitar a autorização para fazer o trabalho artístico. Com a autorização, os muros passaram a ser telas vivas e atraíram a atenção dos estudantes que, monitorados pelos professores, desejaram se associar à iniciativa.

Projeto grafites nos murais

EMEB’s

Bairro

Profª. Ana Isabel da Costa Ferreira

Mogi Mirim II

Prof. Geraldo Alves Pinheiro

Linda Chaib

Prof. Alfredo Bérgamo

Jardim Europa

Profª. Cleusa Marilene Vieira de Mello

Aterrado

Prof. Nelson Neves de Souza

Vila Dias