Saúde  / Notícia

Prevenção. Este é o lema que a Secretaria de Saúde tem tomado em relação as várias ações realizadas. E tem mais. Nesta sexta-feira (19) mais uma mobilização em prol da saúde pública.

“A melhor maneira de atuar a favor do bem-estar da população é através de métodos preventivos. Há a necessidade de conscientização dos munícipes quanto a importância de cuidarem da saúde diariamente e, necessariamente, esse interesse passa por exames preventivos”, declarou a secretária da Pasta, Rose Silva.

A ação preventiva será realizada a partir das 20h00. “O objetivo é atender também a classe trabalhadora”, complementou. Os serviços preventivos serão encerrados apenas às 23h00.

No decorrer deste período serão efetivadas testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C na UBS (Unidade Básica de Saúde) localizada no bairro Santa Clara, na zona Norte.

“A nossa solicitação é que a população compareça, participe, junte-se a nós para que possamos cuidar, juntos, da saúde pública e do bem-estar das nossas famílias”, destacou.

Testes rápidos para HIV/sífilis/hepatite B e C

UBS Santa Clara

Endereço: Rua Estanislau Kroll, 45, Santa Clara (esquina com a av. Pedro Botesi)

Horário para exames: 20h00 às 23h00

Contato: (19) 3804-3901

Sífilis

Segundo levantamento da Secretaria de Saúde houve aumento na incidência de casos.

Ano

Pessoas diagnosticadas

2015

30

2016

36

2017

14 (janeiro a abril)

A Pasta ainda divulgou que 36% das pessoas diagnosticadas com sífilis nos primeiros quatro meses do anos são gestantes. Outro dado apresentado é que a doença nos adultos não estão restritas aos mais jovens, mas também atinge os munícipes com idade mais avançada. “O caminho é a prevenção. A população precisa se habituar quanto a realização de exames”, afirmou.

Sífilis em adultos

Ela apresenta sinais específicos, mas dentro de um período de latência considerável. Os sintomas começam com uma ferida que, nos homens, é bem aparente, não dói e pode desaparecer num período de sete a dez dias.

Nas mulheres, a ferida pode surgir na genitália interna e passar despercebida. A manifestação, nesses casos, fica em latência e o quadro se torna de sífilis terciária. Quando há doença evolui por de mais de dez anos, ela destrói os tecidos do coração, cérebro e ossos.

Sífilis congênita

O período de evolução é bem mais curto. Durante a gestação, a doença pode causar aborto, malformações ósseas e manifestações na pele, além da morte do recém-nascido.

Se a gestante é tratada adequadamente no primeiro e até no segundo trimestre, o bebê também é tratado, mesmo intra útero.

“A sífilis é uma doença bacteriana que tem cura. A grande questão é a busca do diagnóstico e do tratamento, pois as pessoas nem sempre se procura em realizar o exame”, enfatiza.

“A equipe da Secretaria de Saúde não mede esforços para oferecer o diagnostico e tratamento para a sífilis. Ela oferece em todos as UBS’s o teste rápido que são realizados por enfermeiros, farmacêuticos e psicólogos”.

Para realizar o teste não é necessário o encaminhamento médico. De acordo com a Pasta, basta o interessado comparecer em uma UBS e programar com o enfermeiro. Caso o resultado seja positivo, há a coleta do sangue para confirmação através do exame laboratorial VDRL. Para gestantes, além do teste rápido, também é programado o exame VDRL a cada trimestre de gravidez.

Tratamento

O tratamento da sífilis se faz com o uso de penicilina, um antibiótico que ao longo dos anos se provou eficaz no combate da bactéria.