A área pertencente ao Horto Florestal foi concedida à Mogi Mirim por um período de 99 anos. O zoológico municipal, que está incorporado nesse perímetro, continuará sob os cuidados da Prefeitura, agora sem o risco de possível venda do espaço pelo governo estadual.
Os detalhes desta negociação entre os governos municipal e estadual, mediado pelo deputado estadual Barros Munhoz (PSDB) foram realizados na última segunda-feira (13) na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em São Paulo.
O prefeito Carlos Nelson Bueno considerou a concessão da área ambiental como “vitória do povo de Mogi Mirim”. “É justamente onde está localizado o zoológico municipal e devemos atentar que esse espaço arborizado é um reduto tradicional das famílias mogimirianas”, afirmou.
“Não poderíamos correr quaisquer riscos que facultassem a perda da área, então, viemos conversar, explicar o nosso posicionamento e o Estado nos compreendeu”.
Em reunião com os vereadores na terça-feira (14) o prefeito apresentou quais os trâmites deverão ser realizados a partir de agora, devido à necessidade de regularização quanto a municipalização da área por quase um século.
“Este é um trabalho que queremos fazer em conjunto a fim de que possamos transmitir à população a importância dessa vitória para a nossa cidade”.
De acordo com a Secretaria de Sustentabilidade Ambiental ainda nesta quarta-feira (15) será efetivado o protocolo de requisição do Horto Florestal na Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Ele abrange a área de 1.498.000m2.
“Esse procedimento é de praxe, pois já regularizamos nas tratativas. Assim que houver o despacho do secretário o documento é encaminhado ao governador para a emissão de decreto cedendo a área ao município”, explicou o secretário da Pasta, Ivair Biazotto. Posteriormente, a Câmara Municipal deverá aprovar o decreto municipal.
“O desejo e anseio da população mogimiriana nesta questão obteve resultado altamente satisfatório, junto a mediação do deputado Barros Munhoz e ao Ricardo Salles, secretário de Meio Ambiente”, observou o prefeito.
O Chefe de Gabinete e Secretário de Governo, Danilo Zinetti e o Secretário de Sustentabilidade Ambiental, Ivair Biazotto acompanharam o prefeito na capital paulista.