Saúde  / Notícia

A estrutura da Santa Casa – sob intervenção da Prefeitura nos Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) determinada pela Justiça - ganha cada vez mais corpo. Na última terça-feira (21), o hospital recebeu mais dois respiradores para o tratamento de pacientes diagnosticados com o coronavírus (Covid-19), fortalecendo o atendimento na rede pública municipal de Saúde. A chegada dos ventiladores pulmonares é fruto da campanha “Respira Mogi”, lançada pelas redes sociais, e que ganhou uma página exclusiva no Facebook.

Nela, os organizadores da campanha explicavam o objetivo da ação e pediam a contribuição da população para a arrecadação de recursos que possibilitariam a compra dos equipamentos. Uma conta foi criada em nome da pessoa jurídica para o pagamento, com a divulgação dos valores arrecadados disponibilizados diariamente na página da campanha. Os dois respiradores, da marca Philips, tiveram o custo de R$ 120 mil. Agora o hospital conta com 29 respiradores.

Importante frisar que a chegada dos respiradores não significa a montagem de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estrutura complexa e que requer, além de planejamento, investimento em insumos, equipamentos e profissionais.

Para entrar em funcionamento, os novos respiradores passaram por avaliação e teste de uma equipe de engenharia técnica contratada pelo hospital, simulando o funcionamento, a concentração de oxigênio, volume de ar e programação, serviço protocolar para esse tipo de equipamento.

Atualmente, a Santa Casa possui 10 leitos Covid-19, específicos para o tratamento de pacientes contaminados pelo novo coronavírus, 20 leitos de enfermaria Covid e outros seis de UTI geral.