Saúde  / Notícia

A Estação Educação foi palco na segunda-feira (18) da abertura do II Encontro de Fonoaudiologia de Mogi Mirim: Visão Multidisciplinar. Até a terça-feira (19), nomes de destaque na área levarão conhecimento e capacitação a profissionais da Saúde e Educação que atuam com deficientes auditivos e pais ou familiares de pacientes que nutrem este tipo de problema, além de integrantes do Departamento Regional de Saúde (DRS) de São João da Boa Vista. A abertura do evento contou com a participação da secretária de Saúde e Educação, Flávia Rossi e da fonoaudióloga e coordenadora da Atenção Especializada da Prefeitura, Kátia de Cássia Botasso.

Nos dois dias de encontro, a programação, recheada de palestras com fonoaudiólogos, terá como foco apresentar, debater e refletir a atual realidade oferecida pela Saúde e Educação na prevenção e promoção à saúde auditiva, tratamento, reabilitação e inclusão escolar dos deficientes auditivos.

Os temas das palestras, nesta segunda-feira, giraram em torno da atenção primária à saúde, linha de cuidado à saúde auditiva infantil, políticas públicas de Saúde e Educação, passando por aspectos como avanços, tensões e disputa, e adaptação do aparelho de amplificação sonora e implante coclear. A vulnerabilidade sob o olhar da Vigilância em Saúde também teve espaço, na voz de Roberta Alvarenga Reis, fonoaudióloga da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puc-Campinas), mestre e doutora na área.

Passaram pela Estação Educação as fonoaudiólogas da rede pública municipal Maria Teresa Pereira Cavalheiro e Kátia de Cássia Botasso. Núbia Garcia Vianna, professora na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Renata Zanotello e o fonoaudiólogo Jason Gomes, mestre em Educação e Saúde na infância e adolescência, completaram o time de profissionais.

Nesta terça-feira (19), segundo e último dia do encontro, a partir das 8h, a fonoaudióloga Heloísa Macedo apresenta a palestra “Aprender não é fácil, a subjetividade dos processos de aprendizagem na contramão da patologização da educação e da vida”, seguida da palestra “Ética Profissional”, com a fonoaudióloga Thelma Costa.

A fonoaudióloga da Secretaria Municipal de São Paulo, Sandra Vieira, aborda a “Rede de atenção à pessoa com deficiência: linha de cuidado no CER II”. O diagnóstico e tratamento de neuropatias auditivas será tema de abordagem pelo otorrinolaringologista Thiago Zago e pela fonoaudióloga Cristina Onuki.