Educação  / Notícia

No retorno às aulas, na próxima segunda-feira (3), para o início do ano letivo na rede pública municipal em 2020, os estudantes encontrarão novidades. Bibliotecas de Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) contarão com uma ampliação em seus acervos, de modo a incentivar ainda mais o hábito pela leitura.

A Secretaria de Educação deu início, nesta semana, à entrega de 1.760 livros, divididos em 110 títulos, formado por poemas, crônicas, cordel, contos e demais gêneros textuais. A aquisição dos livros foi realizada com recursos próprios da Pasta, no valor de R$ 38,8 mil.

O objetivo é qualificar ainda mais o acervo das bibliotecas, desenvolver a capacidade de pesquisa e elevar o nível de conhecimento dos alunos. Os estudantes terão à disposição clássicos como Peter Pan e a Terra do Nunca, Romeu e Julieta, Fausto, João e o Pé de Feijão, Os Três Porquinhos, Soldadinho de Chumbo, Cordel do Pequeno Príncipe, Chapeuzinho Vermelho, Leonardo da Vinci, contos africanos, entre outros títulos, de diferentes autores.

“A meta da Secretaria de Educação é investir em uma comunidade de leitores. Sabemos hoje da importância de formar um aluno leitor e proficiente, ou seja, aquele que lê as linhas, entrelinhas e por trás das linhas”, explicou a supervisora escolar e formadora da rede municipal, Ana Cristina Gazotto.

No retorno às aulas, as 22 EMEBs receberão 7.830 alunos, enquanto os 13 CEMPIs mais duas entidades conveniadas contarão com 2.032 crianças matriculadas, totalizando quase 10 mil alunos na rede municipal de ensino. 

Limpeza

De olho na conservação e no bem-estar dos alunos nas unidades escolares, a Secretaria de Educação realiza desde o dia 6 de janeiro um intenso trabalho de roçagem e limpeza geral nas EMEBs e nos Centros Educacionais Municipais de Primeira Infância (CEMPIs).

A força-tarefa conta com três frentes de trabalho: as equipes do Consórcio Intermunicipal Cemmil Pró-Estrada, da Secretaria de Serviços Municipais e de uma empresa terceirizada contratada pela Pasta. As ações seguem em ritmo intenso e deverão ser finalizadas até o início da próxima semana.

Equipes gestoras e professores já estão em todas as unidades para a organização de salas, listagem de alunos e o planejamento anual. Nesta sexta-feira (31), em dois horários, 7h e 13h, de acordo com o período em que o pai ou responsável efetuou a matrícula do filho, acontece a reunião de pais e a entrega do material escolar.