A Secretaria de Agricultura começou os trabalhos de melhorias na estrada vicinal MMR 416, conhecida como Mata da Chuva na segunda-feira (18). A previsão é que as atividades sejam concluídas em até 10 dias.
Para a realização dos serviços nos trechos de situação mais crítica – de aproximadamente 4,5 km – a estrada foi interditada, em decorrência da quantidade de material utilizado nos trabalhos, bem como a utilização de maquinário pesado. Nesse período, a população deverá utilizar a MMR-050 (Sétimo Biazotto). A via interliga a região do Morro Vermelho com a antiga estrada rural de acesso ao município de Conchal.
Para que a iniciativa fosse concretizada, a direção da Pasta obteve a parceria da IP (International Paper) e a companhia de mineração Mogi Guaçu. A multinacional concedeu caminhão para aguar a estrada, enquanto a mineradora fez a doação de seixo – fragmentos de rochas que trituradas são utilizadas em recapes. Para atender a demanda do serviço, “a quantia doada é considerável”, segundo relatório técnico elaborado pela Pasta.
Para a duplicação da via, isto é, o alargamento da estrada fosse realizado, houve a necessidade de nivelamento e podas das árvores. Efetivado os serviços de reparos, a Agricultura providenciou nos 6 km de extensão da estrada as limpezas das saídas de caixas d’água e das galerias pluviais.
As vias rurais em manutenção possuem fluxo intenso de caminhões – em períodos sazonais, em decorrência dos escoamento de madeiras e da colheitas de citrus, como laranjas e limões e de carros, ônibus e vans escolares. “O serviço é essencial a parceria firmada resultará em benefícios fundamentais para a população da região”, concluiu o secretário da Pasta, Fábio Mota.