A Secretaria de Cultura e Turismo abriu o período de inscrições para o curso gratuito “Aprendendo Estrutura Narrativa de Audiovisual Através de Curtas-metragens”. Os interessados já podem efetivar a matrícula, das 8h00 às 16h00, no Centro Cultural Prof. “Lauro Monteiro de Carvalho e Silva”, na avenida Santo Antônio, 430, Centro e apresentar cópia simples de um documento oficial com foto e, quem tiver idade entre 16 e 17 anos deverá comparecer acompanhado pelo responsável legal.
A aula programada para o dia 11 de junho, também no Centro Cultural, abordará sobre a estrutura narrativa das obras audiovisuais, abrangendo os principais elementos de uma história e as técnicas utilizadas para organizá-las, além de conhecer os princípios que guiam a criação de filmes.
A parceria firmada entre a Prefeitura e o MIS (Museu da Imagem e do Som), a fim de viabilizar a realização da oficina em Mogi Mirim, também permitirá os alunos compreenderem que o amplo sistema audiovisual ainda recorre as técnicas muito antigas que vêm das tradições orais, da literatura, do teatro através dos séculos e se adequando conforme os costumes da época.
“Todas as histórias contadas com imagens e sons têm uma estrutura narrativa que pretende nos envolver, nos levar e emocionar de alguma forma – no cinema, na televisão e até em vídeos simples feitos para internet”, explicou o secretário da Pasta, Marcos Antonio Dias dos Santos, o Marquinhos Dias.
Bruno Carneiro
O curso será ministrado por Bruno Carneiro, formado em Cinema e Vídeo pela Universidade de São Paulo. Desde o ano 2000 exerce principalmente as funções de diretor, roteirista e assistente de direção em formatos variados de audiovisual. Diretor de 21 documentários, e também roteirista em quase todos eles. Diretor e roteirista de cinco curtas-metragens ficcionais que participaram de festivais nos Estados Unidos, Alemanha, Japão, Coreia do Sul, Portugal, entre outros países. Os filmes receberam prêmios como "Melhor filme", "Melhor roteiro" e "Prêmio revelação" em alguns dos maiores festivais brasileiros — Festival de Brasília, Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e do Rio de Janeiro. Diretor de programas para TV, comerciais e vídeos corporativos. Assistente de direção em 12 documentários, dirigidos por realizadores como Cao Hamburger. Participou das equipes de assistência de direção em cinco longas-metragens ficcionais, entre eles "Bicho de Sete Cabeças", de Laís Bodanzky. Lecionou cursos semestrais de cinema documental na Escola Livre de Cinema e Vídeo de Santo André (SP) por quatro anos. Lecionou cinema ficcional e documental na Escola São Paulo por dois anos, onde também foi coordenador de um curso anual. Deu workshops de direção no Sesc Arsenal (Cuiabá, MT) e Sesc Natal (RN), e estrutura narrativa no Cinesesc (SP).
Oficina
Data: 11/06/2019 (terça-feira
Horário: das 13h00 às 17h00
Local: Centro Cultural Prof. “Lauro Monteiro de Carvalho e Silva”
Endereço: Avenida Santo Antônio, 420, Centro
Idade: a partir de 16 anos
Informações: (19) 3805-3125 / 3804-2594
Fotos: divulgação