O mês de julho é dedicado ao combate à hepatite, grave inflamação do fígado que acomete um número cada vez maior de brasileiros. A doença pode ser causada por vírus, alguns remédios, álcool, drogas e doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. As hepatites virais mais corriqueiras são as causadas pelos vírus A, B e C, mas existem ainda os vírus D e E, este último mais frequente na África e na Ásia. Muitas pessoas são portadoras dos vírus B ou C e não sabem, correndo, assim, o risco de a doença se tornar mais grave, como cirrose ou até câncer.
O Dia Mundial de Combate às hepatites virais é comemorado em 28 de julho e promove uma maior conscientização, reduzindo, assim, o aumento no número de pessoas infectadas.Para identificar e tratar os casos com mais agilidade, está programada a intensificação de teste rápido para detectar vírus da hepatite B e C em todas as Unidades de Saúde no período de 23 a 27 de julho, das 13 às 15 horas. Este teste é rápido, torno de 30 minutos, e rotineiramente é realizado nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde). Neste período, contudo, será intensificada a quantidade de exames a serem realizados.
Teste rápido para hepatites na Feira Noturna e Feira do Produtor:
Dia 11/07 - das 17h00 às 21h30
Dia 28/07 - das 7h30 às 11h30
A Secretaria também vai colocar à disposição profissionais de saúde para ministrar palestras de prevenção para indústria, comércio e instituições de ensino. Foram programada ações para conscientizar a população da importância da prevenção adotando medidas simples que previnem a infecção:
- Usar preservativos;
- Exigir materiais descartáveis e esterilizados em estúdios de tatuagem, salões com manicures e pedicures;
- Não compartilhar agulhas e seringas;
- Manter exames de rotina em dia;
- Consultar um médico com frequência.
Casos
Este ano já foram notificados junto à Secretaria de Saúde 25 casos de hepatites virais. Foram 3 casos de hepatite A; 2 casos de hepatite B e 20 casos de hepatite C.