Saúde  / Notícia

A Secretaria de Saúde oferece nesta quarta-feira (3) e no dia 31, também uma quarta-feira, testes rápidos e orientações contra as hepatites virais tipos B e C. Entre 17h30 e 21h, os testes poderão ser realizados na Feira do Produtor, promovida no Espaço Cidadão, um dos locais públicos mais visitados de Mogi Mirim ao longo da semana. No local, basta apresentar um documento com foto para passar pelo teste, uma triagem da doença antes do diagnóstico preciso, já que são necessários outros exames para a confirmação do tipo de hepatite.

A partir do dia 15 as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) também passam a oferecer os testes rápidos, em ação até o dia 31. No ano passado foram identificados no município 31 casos de Hepatite C e outros três casos de Hepatite B. Em 2019, até o momento, são 13 casos de hepatite C e 1 da Hepatite B.

A intensificação faz parte da “Campanha de combate e conscientização sobre hepatites virais”, batizada de Julho Amarelo, visando conscientizar sobre os riscos, alertar as formas de prevenção e estimular as pessoas a se vacinarem contra as hepatites, além de buscarem o diagnóstico precoce. O Dia Mundial de Combate às hepatites virais é comemorado em 28 de julho.

Prevenção

Junto ao teste rápido, a Secretaria de Saúde irá orientar a população acerca de importância da prevenção através de medidas contra a infecção, como o uso do preservativo, materiais descartáveis e esterilizados em estúdios de tatuagem, salões de manicure e pedicure, o não compartilhamento de agulhas e seringas, a realização de exames de rotina e consultas ao médico com frequência.

No dia 29, às 13h30, ainda sem local definido, a pasta municipal promoverá uma palestra com o infectologista João Paulo Grecco junto a proprietários de salões de manicure e pedicure. O objetivo é alertar sobre os riscos de transmissão com utensílios e demais materiais.

A hepatite é uma grave inflamação do fígado, causada por vírus, determinados remédios, álcool, drogas e doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

Fotos: divulgação