Gabinete  / Notícia

A partir de segunda-feira (23), o Fundo Social de Mogi Mirim abrirá o prazo para as inscrições de dois cursos gratuitos do Projeto Técnico Social (PTS). As aulas iniciarão em outubro, sendo no dia 1º o início da oficina de Aproveitamento Integral dos Alimentos, enquanto que o curso básico Cuidado de Idosos está agendado para o dia 24.

Os interessados deverão se inscrever no Fundo Social, localizado à avenida Adib Chaib, 2.250, no Espaço Cidadão, das 8h00 às 11h30 e das 13h30 às 16h00, local onde também serão realizadas as aulas.

As aulas do curso de alimentos serão às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30. Os interessados deverão ter 18 anos e ensino fundamental incompleto.

Já os cuidadores de idosos terão encontros as quintas e sextas-feiras, das 13h30 às 16h30 e devem ter 18 anos e ensino fundamental completo. Todos os alunos receberão certificação.

A iniciativa consta no convênio firmado com o Governo Federal devido as obras realizadas pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e financiadas com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Em Mogi Mirim, é executado por meio de uma parceria com o Fundo Social, o Banco de Alimentos e o Senac de Mogi Guaçu.

Cursos

O curso de Aproveitamento Integral de Alimentos foi estruturado com o objetivo de possibilitar ao profissional, dentre as várias atividades, otimizar os aspectos nutricionais e controle do desperdício nas preparações culinárias.

A programação abordará às vantagens nutricionais e econômicas dos alimentos; função e classificação, além das técnicas de pré-preparo e preparo, dentre outros, bem como o reconhecimento das safras de frutas e hortaliças e a diferenciação entre alimentos orgânicos e convencionais.

No programa Cuidado de Idosos, os alunos receberão informações a respeito dos cuidados com a pele, mucosas, glândulas, pelos, unhas, dentes; higiene e autocuidado; riscos de acidentes domésticos; quedas; queimaduras; necessidades nutricionais e as mudanças no corpo; e medicamentos (compras, armazenagem e administração).

Aplicada desde outubro de 2017, a iniciativa já levou para os moradores das zonas Norte e Leste uma série de cursos, palestras e oficinas de variados temas, com base nas necessidades apontadas pela própria comunidade. Dentre os objetivos, o projeto visa criar oportunidades de geração de renda, aumentando as chances de empregabilidade.