Saúde  / Notícia

O Laboratório Municipal de Análises Clínicas “Orlando Ceravolo” recebeu novos equipamentos para exames laboratoriais. Atualmente, são realizados de 1.200 a 1.500 exames diariamente no setor de urinálise, parasitologia, microbiologia, coagulograma, bioquímica, hematologia, imunologia e hormônios, além da coleta de material biológico e a fase pré-analítica de separação de materiais.

No local trabalham 17 servidores públicos, entre eles, quatro farmacêuticos bioquímicos sob a coordenação de Tatiane Depieri Pavarina. Alguns setores são totalmente automatizados e os exames realizados em equipamentos locados, via processo licitatório, localizados no próprio laboratório municipal para o atendimento da demanda de exames de pacientes SUS.

“Trabalhamos todos os dias para a melhoria constante do serviço e sabemos que ainda temos muito o quê fazer e aperfeiçoar. No entanto, o importante é que já sentimos mudanças, principalmente na qualidade do serviço”, comentou a coordenadora da área. O Laboratório de Análises Clínicas de Mogi Mirim também atende o regulamento técnico da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o qual exige a participação dos laboratórios em programas de Ensaios de Proficiência e Controles Internos.

A qualidade dos exames feitos no laboratório do CEM (Centro de Especialidades Médicas) também é certificada.