Meio Ambiente  / Notícia

No decorrer de janeiro os cães e gatos não descansaram dos serviços oferecidos pelo Bem-Estar Animal (BEA). Somente neste ano, mais de 150 animais foram beneficiados com cirurgias de castração, além da realização de 17 cirurgias de alta complexidade. Os dados constam em relatório divulgado nesta terça-feira (4) pelo órgão vinculado a Secretaria de Meio Ambiente.

Contabilizados os números desde o início da campanha, em outubro, a castração atenderá aproximadamente 800 animais. A ação cirúrgica só foi viável devido a estrutura operacional com capacidade para a realização de cerca de 10 cirurgias diárias.

O serviço atendeu prioritariamente ao público com renda de até dois salários-mínimos ou de baixa renda inscritos em programas sociais como Bolsa Família e no sistema CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Mais serviços

Uma série de serviços são realizados, além da castração de animais. O relatório também, aponta que nos atendimentos clínicos, as consultas chegaram a 77, enquanto 31 protocolos de denúncias de maus tratos foram averiguados por técnicos do órgão.

O BEA também faz a doação responsável de gatos e cães. Atualmente há aproximadamente 150 animais castrados, imunizados com vacina importada, vermifugados, além de chipados. No local não é feito resgate ou recolhimento de animais.

Funcionamento

Localizado na rua Joaquim Dias Guerreiro, 111, Mirante, o BEA funciona de segunda a sexta-feira. Das 8h às 15h, há a realização de consultas veterinárias, além do atendimento a casos de denúncias de maus-tratos aos animais. Neste último caso é necessário efetivar protocolo.