Saúde  / Notícia

Com ampla infraestrutura, 86 colaboradores nas mais diversas funções prestaram atendimentos a 350 pacientes ao dia, totalizando mais de 125 mil durante o período de doze meses, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) comemorou o 1º ano no domingo (16) de serviços prestados à população de Mogi Mirim.

Localizada na zona Leste, região mais populosa do município, os atendimentos de urgência e emergência são oferecidos por 24 horas ininterruptas. “O objetivo da UPA é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a Atenção Básica e a Atenção Hospitalar. Desta forma, a população terá melhor atendimento à saúde, com menor fila nos prontos-socorros de hospitais, além de aumentar a capacidade de atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde)”, detalhou a secretária de Saúde, Rosa Iamarino.

Uma das primeiras ocorrências atendidas na UPA foi um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ainda em 2017. “Começamos muito bem, inclusive diagnosticamos o AVC a tempo”, relatou. Na ocasião, esse foi um dos casos que envolveu toda a equipe médica e de enfermagem no uso dos equipamentos adquiridos, na época, para as situações graves.

Durante o ano, as ocorrências mais destacadas foram por ferimentos derivados de armas de fogo e armas brancas – caso de esfaqueamento –, além de ferimento causado por esmagamento de membro.

Segundo a Secretaria de Saúde houve aumento da demanda em 2018, “porém com muita dedicação e trabalho em equipe foi possível atender aos 350 pacientes diários com excelência e humanização”, evidenciou.

Nesse período, os funcionários participaram de atividades de treinamento. “A capacitação contínua é fundamental para a garantia de mais qualidade no atendimento e na prestação de socorro”, complementou.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a cidade que possui uma UPA tem 97% dos casos solucionados na própria unidade. “Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 h”, aponta o relatório organizado pelo governo federal.

A ampliação começa em 2019

A partir de janeiro, a edificação de 875,68 m² será ampliada e passará a ter 1.007,11 m² de área construída em um terreno de 2.256,86 m². A modernização do prédio permitirá a duplicação do espaço que, atualmente, é destinado à recepção e sala de espera.

A iniciativa também engloba a construção de mais uma sala interna, a fim de garantir mais conforto aos pacientes com agendamento de exames de raio-X eletivos. Mensalmente, cerca de 3.000 são feitos, até mesmo aos sábados e domingos.

O projeto arquitetônico ainda prevê que as portas laterais também recebam cobertura e o mesmo serviço deverá ser realizado entre a área de serviços externos e o prédio principal. A obra tem investimento de R$ 207.217,31 e será executada pela empresa Ramos & Silva Constrution Ltda., de São João da Boa Vista.

Serviços interligados

O investimento no pronto atendimento, resultado de parceria entre os governos municipal e federal, viabilizou a implantação de ampla estrutura com a tarefa de garantir um atendimento de excelência através dos mais diversos procedimentos para assegurar o bem-estar dos pacientes.

A partir do atendimento inicial, ainda na recepção, a unidade dispõe também de sala de internação prévia, antes do paciente ser encaminhado para a Santa Casa ou hospitais da região.

“No local, o munícipe é acolhido em ocorrências como pressão, febre alta, fraturas e cortes até situações mais graves”, afirmou Rosa.

Procedimentos/atendimentos realizados pela UPA

Sutura

Eletrocardiograma

Aplicação e medicação em geral

Inalação e nebulização

Radiografias em geral

Exames laboratoriais

Atendimentos de emergências e urgências

Classificação de risco

Procedimentos invasivos

Curativos

Imobilizações

Encaminhamentos para internações

Glicemia capilar

Aferição de pressão

Procedimentos odontológicos de urgências

 

Aumento da equipe favorece melhorias nos serviços

Em um ano, a equipe de 86 colaboradores mais que dobrou na quantidade de profissionais distribuídos em 14 funções. Na seleção dos profissionais é requerida a qualificação desde os cargos de recepcionistas e serviços gerais que, juntos, somam 20 funcionários até a equipe médica com plantonistas durante 24 horas, todos os dias. No início, o quadro de servidores era composto por cerca de 50 integrantes.

Relação de funcionários

1 coordenador da UPA

1 coordenador médico

3 médicos plantonistas diurnos

2 médicos plantonistas noturno

10 enfermeiros

28 técnicos em enfermagem

2 dentistas

10 recepcionistas

10 serviços gerais

6 controladores de acesso

8 técnicos em radiologia

2 farmacêuticos

2 assistentes sociais

2 auxiliares de dentista

3 auxiliares administrativos

Total de funcionários: 86

Estrutura se assemelha a um hospital

O projeto de instalação da UPA chega a atender até as demandas essenciais a um centro hospitalar, em decorrência da instauração dos vários setores necessários ao atendimento médico. Desde a abertura da UPA, a estrutura se destaca no oferecimento de diversos serviços, como a sala de raio-X, eletrocardiografia, pediatria, leitos de observação, ambulância por 24 h, dentre outros.

Estrutura disponibilizada no prédio

Consultórios médicos

Consultório odontológico

Almoxarifado

Administrativo

Arquivo médico

Cozinha para funcionários

Central de materiais de esterilização

Conforto funcionários

Depósitos de materiais de limpeza

Farmácia

Quarto privativo individual com sanitário

Raio-X

Sala guarda cadáveres

Sala leitos de observação adulto

Sala leitos de observação pediátrico

Sala de classificação de risco

Salas de medicação

Sala de nebulização

Sala de eletrocardiograma

Sala de espera

Sala de curativo

Sala de sutura

Sala de emergência

Sala de gases

Sala do gerador de energia

Depósito de higienização e limpeza

Serviço Social

Recepção

Rouparia

Sanitários para paciente masculino

Sanitários para paciente feminino

Sanitários para funcionários masculino

Sanitários para funcionários feminino

Sanitários para pacientes PNE (Portador de necessidades especiais)