Saúde  / Notícia

Em outubro, num mutirão de seis dias, o município realizou 365 exames de mamografia, essencial no combate ao câncer de mama. A ação preventiva que superou as expectativas e atingiu números satisfatórios integra a programação alusiva ao “Outubro Rosa”, realizada pela Secretaria de Saúde.

Ampliar o acesso, incentivar as mulheres a realizar os exames de mamografia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e conscientizar sobre a saúde da mulher foram os principais objetivos da iniciativa organizada pela Prefeitura, com atendimento a todas as mulheres, em especial, àquelas com idade a partir de 40 anos. As mulheres que tenham histórico familiar da doença na família também integra o público-alvo da campanha.

A mamografia detecta precocemente o câncer e sua descoberta em um estágio inicial impede a evolução da doença. Para atender o maior número de pessoas, os exames foram oferecidos nos dias 8, 15, 21, 25, 27 e 29, das 7h às 18h, sempre na Santa Casa.

Outubro Rosa – Mamografia

Dias

Exames

08 (sexta-feira)

07

15 (sexta-feira

63

21 (quinta-feira)

95

25 (segunda-feira

19

27 (quarta-feira)

06

29 (sexta-feira)

75

Prorrogado Novembro

100

Total

365

Além do exame de mamografia, a programação municipal do “Outubro Rosa” também englobou ações em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no dia 16. Na prática, as mulheres realizaram procedimentos como exame clínico das mamas e a coleta de exame papanicolau/citopatológico/CO.

Resultados

As imagens capturadas pelos mamógrafos são encaminhadas para a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência da paciente, onde a equipe de enfermagem faz a avaliação do exame.

Caso seja constatada alguma irregularidade, a mulher é imediatamente informada sobre o resultado do exame. Além disso, ela será encaminhada para o setor de ginecologia que poderá solicitar mais exames, dentre eles, realização de ultrassom ou biópsia. Esses novos pedidos são agendados na Santa Casa ou nas vagas que o município tem direito junto ao AME (Ambulatório Médico de Especialidades), em Mogi Guaçu. Todos esses serviços têm a supervisão da Secretaria de Saúde de Mogi Mirim.

Se houver a constatação de câncer de mama, a paciente segue para o serviço especializado no tratamento de pacientes oncológicos, no qual Mogi Mirim é referenciada.