O calendário escolar na rede pública municipal teve início na manhã de segunda-feira (3), quando 9.862 alunos, 7.830 de 22 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e 2.032 de 13 Centros Educacionais Municipais de Primeira Infância (CEMPIs) e duas entidades conveniadas, retornaram às salas de aula para o primeiro dia do ano letivo em 2020. Depois das semanas de férias, o momento é de retomar a rotina e começar o novo anos de estudos.
Desde 20 de janeiro, secretarias das unidades escolares já começaram a trabalhar de olho no início das atividades, bem como o planejamento anual a cargo das equipes gestoras e professores.
Na última sexta-feira (31) aconteceu, em dois períodos, a reunião de pais, ocasião para a entrega do material escolar e da apresentação do calendário anual. A oportunidade serviu ainda para estreitar a relação entre pais, professores e direção das escolas e dos CEMPIs.
Vale lembrar que desde 6 de janeiro todas as unidades receberam um intenso trabalho de capina e roçagem em suas estruturas. A força-tarefa contou com o trabalho das equipes do Consórcio Intermunicipal Cemmil Pró-Estrada, da Secretaria de Serviços Municipais e de uma empresa terceirizada contratada pela Pasta. A limpeza será finalizada até esta quarta-feira, em todas as unidades de ensino da rede pública municipal.
EJA
A semana marca também o início de aulas para os inscritos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade de ensino destinada a jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional durante a idade apropriada.
São oferecidas uma turma cada, com disciplinas do 1º ao 5º do ensino fundamental, nas EMEBs Francisco Piccolomini e Dona Sinhazinha, à tarde, e na Professora Ana Isabel da Costa Ferreira, no período noturno. As vagas são destinadas a pessoas acima de 30 anos e continuam abertas. Basta que os interessados compareçam a secretaria de qualquer uma das três unidades.
Período Integral
A Secretaria de Educação reabre, de 17 a 20 de fevereiro, o período de inscrição para vagas de tempo integral em 2020, destinadas a alunos devidamente matriculados na rede municipal de ensino tanto da educação infantil, de 4 e 5 anos, como do ensino fundamental I e II, do 1º ao 9º ano, de todas as Escolas Municipais de Educação Básica.
Seguindo o procedimento padrão adotado pela Pasta, os pais ou responsáveis deverão comparecer à sede da Secretaria de Educação, localizada na Rodovia Deputado Nagib Chaib, 500, no Morro Vermelho, próximo à Escola Técnica Estadual Pedro Ferreira Alves (Etec), no prazo indicado, das 7h30 às 16h30.
É necessária a apresentação da cópia da certidão de nascimento do aluno, cópia do comprovante de endereço, declaração de matrícula da escola e comprovante de trabalho da mãe ou responsável (neste caso, cópia da carteira de trabalho, nas páginas onde estão inseridas a qualificação, foto e o registro). Em caso de trabalho informal é necessário apresentar a declaração de trabalho assinada pelo empregador e reconhecida em cartório.
Após o processo de inscrição, a documentação será avaliada pelo Serviço Social da Pasta e os contemplados terão os nomes divulgados no Jornal Oficial de Mogi Mirim.
Fotos: divulgação