A Secretaria de Saúde em parceria com diversas Pastas começa, a partir desta quarta-feira (11), uma mega ação de limpeza na região dos bairros Maria Beatriz e Parque Real, na zona Sul. A iniciativa prosseguirá até o próximo sábado (14), quando será realizada ação de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
A medida atende a determinação do prefeito Carlos Nelson Bueno que, em reunião com o secretariado municipal na terça-feira (10), determinou que as ações preventivas de combate à dengue sejam organizadas durante os períodos de chuva. “O serviço prosseguirá, pois é fundamental a ação preventiva. São esses cuidados básicos que, em conjunto com a população, poderão evitar riscos à saúde”, assegurou.
Durante estes dias, os moradores deverão fazer a separação de materiais que não são mais utilizados, como pneus, vasilhas, móveis, colchões, dentre outros. Na sequência, os objetos deverão ser colocados na frente das residências para serem recolhidos.
O mutirão contará com funcionários das secretarias de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Agricultura, Serviços Municipais e o auxílio do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE). Caminhões percorrerão todo o trajeto para a retirada de galhos, entulhos e qualquer tipo de material que colabore para o acúmulo de criadouros. Uma das preocupações da Secretaria de Saúde é o aumento no consumo de água, muito em conta da forte onda de calor dos últimos dias, acompanhada de chuvas, o que colabora para focos de proliferação do mosquito. A zona Norte será a próxima região a ser atendida pela Mega Ação de Limpeza.
Operação Zero
Já no sábado (14), a operação será intensificada com a participação de cerca de 100 profissionais que farão, das 8h às 16h, orientação aos moradores através de visitas às residências, além da limpeza de possíveis criadouros.
Coordenadora da Vigilância em Saúde, Joalice Penna Rocha Franco voltou a pedir a colaboração da população na limpeza das moradias e a conscientização sobre o acúmulo de focos do Aedes.
“É preciso atenção redobrada da população para evitar focos do criadouro, sobretudo com o forte calor e o aumento no consumo de água. Temos juntos que combater esse pequeno mosquito, cada um fazendo a sua parte, para não nos arrependermos depois”, alertou.
“Os moradores precisam evitar todo e qualquer tipo de recipiente que um dia possa reter água. Devem tomar cuidado com ralos, pneus e recipientes atrás de geladeiras e no ar-condicionado. Precisamos intensificar esse trabalho e, para isso, contamos com a colaboração de toda a população”, concluiu.