Saúde  / Notícia

* Pessoas com comorbidade de 45 a 49 anos

* Portadores de deficiência permanente de 45 a 49 anos que recebem BPC

* Idosos que não receberam a 1ª dose em outras oportunidades

* Pessoas com comorbidade de 50 a 59 anos que não conseguiram se vacinar anteriormente

* Idosos de 64 anos que receberão a 2ª dose da CoronaVac

A Secretaria de Saúde de Mogi Mirim prossegue com a campanha de vacinação dos grupos portadores de comorbidades e das pessoas com deficiência permanente, beneficiadas com o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Para o grupo de pessoas com deficiência permanente, a vacinação ocorrerá mediante apresentação do documento que comprove o recebimento do benefício.

Nesta etapa também estão incluídas as pessoas com comorbidades de 50 a 59 anos e os idosos que, por algum motivo, não conseguiram se vacinar anteriormente, além dos idosos de 64 anos que estão no prazo de receber a 2ª dose da Coronavac. A recomendação é que todos façam o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br.

Horário e local

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), menos a UBS de Martim Francisco, a vacinação será realizada das 7h às 13h, para as pessoas com comorbidades e deficiência permanente, e para idosos a partir de 60 anos, que não puderam se vacinar em outras oportunidades. Já os idosos que receberão a segunda dose de Coronavac serão imunizados no Centro de Especialidades Médicas (CEM), também das 7h às 13h.

Todas as pessoas deverão apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e, para quem for receber a 2ª dose, há a necessidade de apresentar a “carteirinha” de vacinação da 1ª dose.

Comorbidades

No dia da vacinação, além dos documentos pessoais e comprovante de residência, os pacientes com comorbidades que já fazem acompanhamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) não precisam de nenhuma declaração do médico para receber a vacina. Basta apresentar a receita do médico do “postinho” dos últimos 12 meses.

Já quem não é acompanhado pelo médico do “postinho” e pertence a um dos grupos portadores de comorbidades que precisam apresentar declaração do médico, o modelo de declaração já está disponível no site da Prefeitura de Mogi Mirim (www.mogimirim.sp.gov.br). O paciente deve imprimir a declaração e apresentar no dia da vacinação, devidamente preenchido e assinado pelo médico.

Confira a seguir os tipos de comorbidades que integram o grupo prioritário de imunização contra a Covid-19

- Síndrome de Down

- Pessoas com deficiência permanente e que recebem BPC

- Doença Renal Crônica

- Transplantados de órgãos sólidos

- Puérperas com comorbidades

- Diabetes Melitus

- Pneumopatias crônicas e graves

- Hipertensão Arterial (Hipertensão Arterial Resistente – HAR – Hipertensão Arterial estágio 3, Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade)

- Doenças cardiovasculares (Insuficiência Cardíaca, Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados)

- Doença cerebrovascular

- Doença renal crônica

- Imunossuprimidos

- Hemoglobinopatias graves

- Obesidade mórbida

- Cirrose hepática