Mogi Mirim passará a ter o Comitê Municipal de Segurança Viária. A iniciativa é resultado de parceria firmada nesta quarta-feira (17) entre a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Secretaria de Estado de Logística e Transporte, na Estação Educação. “O objetivo da ação é justamente reduzir e manter baixo os índices de acidentes e óbitos viários”, explicou o secretário da Pasta, Fábio Mota.
Além das equipes técnicas municipal e estadual, o grupo também deverá contemplar representantes das Pastas de Educação, de Saúde, da GCM (Guarda Civil Municipal), do Corpo de Bombeiros, da PM (Polícia Militar) e das concessionárias responsáveis pelas rodovias SP-340 e SP-147, a Renovias e a Intervias, respectivamente. “Todo esse grupamento terá a incumbência de contribuir para a implementação de melhorias viárias, seja em área urbana ou rodoviária”, enfatizou
A medida se junta ao acordo efetivado em junho de 2018 com o Infosiga – sistema de informações sobre acidentes de trânsito do Estado de São Paulo e compartilhado com os municípios. “A base de dados do Infosiga, sistema de informações gerenciais de acidentes de trânsito do Estado de São Paulo, é uma plataforma da Polícia Civil através do registro de ocorrências, o que sintetiza todos os boletins de ocorrência gerados no Estado de São Paulo”, explicou.
Benfeitorias
O município receberá novos dispositivos de segurança através da implantação de mais de 30 faixas elevadas de pedestres e a instalação de seis semáforos com temporizadores por meio do convênio “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito”.
Na edição do Jornal Oficial de Mogi Mirim, no sábado (13), foi divulgada a relação de empresas interessadas na proposta, tendo a Sirga Engenharia e Controle de Qualidade Ltda., de Guarulhos, apresentada a melhor contraproposta. De acordo com o prazo regimental, deverá ser concedido o prazo de cinco dias para que as interessadas possam apresentar quaisquer recursos. Já os aparelhos semafóricos estão em estágio de cotação de preços.