Cultura e Turismo  / Notícia

Uma área multiuso, voltada para o lazer, a cultura e o bem-estar da população. Na noite desta terça-feira (11), a Prefeitura inaugurou, oficialmente, o Espaço 250 Anos “Jornalista Valter Abrucez”, complexo localizado na Avenida Santo Antônio, região central, extensão do Centro Cultural “Lauro Monteiro de Carvalho e Silva”.

A escolha pelo nome, que atende projeto de lei de autoria do vereador Geraldo Bertanha, o Gebê, aprovado na Câmara Municipal, é uma homenagem ao jornalista Valter Abrucez, figura de importância ímpar na comunicação local, e com vasta experiência em jornais impressos, rádios e emissoras de televisão.

A solenidade contou com a presença de autoridades municipais, como o prefeito Carlos Nelson Bueno, a vice-prefeita, Lúcia Tenório e o presidente da Câmara, o vereador Manoel Eduardo Pereira da Cruz Palomino. Filha de Valter Abrucez, Patrícia Abrucez Bertanha também esteve presente, ao lado do marido.

Estrutura

A área, que abrigava o antigo Centro de Saúde, teve sua revitalização iniciada em 2019 e investimento de R$ 628 mil, proveniente de recursos próprios e da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

O espaço beneficiará eventos culturais que não necessitem de cobertura e recebeu equipamentos de uma área cultural, como palco, construção de imobiliário em concreto, iluminação, espaço para eventos, colocação de pisos em blocos intertravados drenantes, plantio de grama e novas mudas de árvores em todos os jardins.

O local abriga um obelisco comemorativo em alusão aos 250 anos de Mogi Mirim, celebrados em outubro do ano passado, idealizado pelo artista plástico e historiador Tóride Sebastião Celegatti, falecido, recentemente, em 11 de julho. Ainda em vida, Tóride, ao lado da família, foi homenageado no local, deixando as marcas de suas mãos no espaço.

O projeto teve a colaboração do Coletivo 4M, grupo formado por arquitetos e outros profissionais de Mogi Mirim, trabalho do escritório Oití Paisagismo, e contou com o suporte de secretarias municipais, em especial a de Cultura e Turismo e Planejamento Urbano e o Conselho Municipal de Política Cultural.