Na quinta-feira (25), o município inaugura a usina de captação de energia solar, o que passará a corresponder por cerca de 30% do consumo de energia utilizada pela ETE, operada pela SESAMM. A cerimônia será realizada a partir das 9h30, na sede da empresa, na Chácara São Marcelo.
A SESAMM (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim), é a primeira empresa brasileira de saneamento a investir na geração de energia solar, por meio de placas fotovoltaicas.
Com investimento de cerca de R$ 1,8 milhão, a previsão é que usina produza 606 MWh por ano através da instalação de 1.066 placas de silício.
Os módulos fotovoltaicos utilizam uma das mais modernas tecnologias existentes no mercado, a Perc (Passivated Emitter and Rear Cell/Emissor Passivo e Célula Traseira), muito mais eficiente do que as placas tradicionais. Essa tecnologia é baseada na conversão direta da radiação do sol em eletricidade, sem partes móveis, sem ruídos, com baixa manutenção e rápida instalação, resultando em maior eficiência energética em áreas menores.
Os painéis foram espalhados pela ETE, cobrindo desde o setor de operação até o entorno do prédio administrativo da empresa, numa área de 2,1 mil metros quadrados. As placas também servem de cobertura do estacionamento. A energia produzida é suficiente para abastecer 370 casas.
A usina atende todas as exigências da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e está de acordo com especificações técnicas e normativas da Elektro, concessionária de energia elétrica que atende Mogi Mirim.
Fotos: divulgação