Moradores da rua Jorge Duarte Filho, a antiga rua 3, no Parque das Laranjeiras, já estão recebendo água pelas ligações provisórias realizadas pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos). A medida adotada pela autarquia visa assegurar o abastecimento de água aos moradores do bairro durante as obras de infraestrutura no local, já que a tubulação existente, com reparos devido ao histórico de vazamentos, será retirada para a implementação de uma nova rede de distribuição de água.
As obras da chamada Fase 1, que prevê a urbanização de 19 vias, foram iniciadas na segunda-feira (24), com as ações de limpeza e preparação das ruas para, na sequência, serem implementadas toda infraestrutura necessária, como nivelamento do solo, a implementação de rede de drenagem pluvial, rede coletora de esgoto, rede de distribuição de água potável, pavimentação asfáltica, calçadas e sinalização viária. O serviço será executado pela Construtora Simoso.
Na terça-feira (25), técnicos do Saae estiveram no bairro para planejar a implantação das ligações provisórias, que será feito nas vias que receberão as obras de urbanização. Os serviços começaram na quarta-feira (26) pela rua Jorge Duarte Filho. Numa extremidade da rede, foi colocado um registro para isolar a rede atual, interrompendo a passagem de água. Depois, foi instalado um colar de tomada. Trata-se de um adaptador por onde foi acoplado o ramal que está levando água para as residências.
O ramal em PEAD foi instalado junto à calçada, a céu aberto, já que não haverá fluxo de veículos durante o período de obras, saindo do raio de ação dos serviços que serão feitos na via. E ao longo do ramal, há adaptadores que fazem a ligação aos cavaletes dos imóveis.
Assim que a nova rede estiver pronta, as ligações provisórias serão desligadas para que seja feita a ligação definitiva. Por conta dessas instalações, é possível que ocorra falta de água no bairro e em localidades próximas, o que deve durar até que o serviço seja concluído. A recomendação, portanto, é de uso racional da água.
O trabalho do Saae será feito em sintonia com a Simoso. Por isso, seguirá o cronograma de obras da construtora. Vale destacar que a Fase 1 das obras beneficiará cerca de mil famílias com amplo sistema de infraestrutura de mobilidade urbana.
Foto: divulgação