Saúde  / Notícia

Com o crescente número de casos do novo coronavírus (COVID-19) no Brasil e a declaração de pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Prefeitura de Mogi Mirim, através da Secretaria de Saúde, organizou reunião nesta sexta-feira (13) para definir estratégias a serem tomadas no combate ao novo coronavírus.

 

O acompanhamento da doença na cidade é feito pela Vigilância em Saúde.  Segundo o órgão, não há nenhum caso confirmado no município; no entanto, há 7 casos suspeitos sob monitoramento integral.

 

Mesmo sem nenhuma confirmação, o trabalho é desenvolvido a fim de prevenir a população da contaminação pelo vírus. Na reunião, foi definida a criação da Comissão de Contingenciamento, órgão formado por profissionais da área da saúde e representantes do Poder Público.

 

Como primeira medida, a Comissão de Contingenciamento definiu a criação de áreas específicas de isolamento para alocar pacientes em que sejam detectadas síndromes gripais, como o Covid-19. Mediante trabalho conjunto entre setor público e privado, os espaços serão instituídos, inicialmente, na Santa Casa de Mogi Mirim e no Hospital 22 de outubro. O eventual aumento da rede de atendimento, com uso de novos locais, ficará sujeito à demanda.

 

Em caráter de prevenção, a Comissão decidiu, também, por seguir protocolo da OMS e orientou pela não-realização de eventos com aglomeração de pessoas. Diante dessa situação, a Prefeitura cancelará eventos de grandes públicos, a começar pela abertura do JOMM ( Jogos Municipais de Mogi Mirim), que estava previsto para o sábado (14), no Ginásio “Wilson Fernandes de Barros”, o Tucurão.

 

O Prefeito Carlos Nelson Bueno destacou a importância do plano e salientou que é necessário identificar um ponto na região central da cidade para tratamentos à população. “Estamos nos preparando para o avanço da doença. É um problema de dimensões globais e Mogi Mirim está se organizando para atender casos que vierem a ser confirmados”, pontuou o prefeito.   

 

A equipe já tem buscado novos conhecimentos, técnicas e práticas para lidar com a situação. Com base em análises de outras regiões que passam pelo problema e sob recomendações do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde, transmite informações a profissionais de todas áreas de atendimento do município, permitindo que sejam realizados adequadamente a triagem e atendimento aos pacientes que apresentarem sintomas, além de outros procedimentos cabíveis que vierem a ser necessários.

 

Além da atenção aos cuidados com pacientes, a Comissão também garante cuidados aos profissionais da Saúde, haja visto que, em decorrência de contato direto com pessoas e materiais contaminados, ficam expostos à doença.

 

Instruções

A comissão aconselha que o próprio cidadão tome os primeiros cuidados contra o coronavírus no dia a dia. Ações simples, como lavar a mão com sabão várias vezes ao dia, evitar contato com olhos, boca e nariz, cobrir tosse ou espirro com lenço, e não frequentar lugares aglomerados e sem ventilação, ajudam a evitar a doença.

 

O grau de letalidade do Covid-19 é maior em idosos. Por essa condição crítica, é recomendado às pessoas que apresentem sintomas gripais, que evitem contato com mais velhos.