Meio Ambiente  / Notícia

21 de setembro. Dia da Árvore. Em alusão à data comemorada em todo o país, a Secretaria de Meio Ambiente organizou no sábado (21) o plantio de 180 mudas nativas do cerrado, bioma no qual está inserido o município.

A ação teve o objetivo de conscientizar a população, a fim de sensibilizá-la sobre a importância da preservação ambiental. Situada ao final da rua 7 de Setembro, a área escolhida para o plantio pertence ao Horto Florestal. Recentemente, neste local houve incêndio, sob suspeita de ação criminosa, em aproximadamente 10 mil m².

“É uma iniciativa essencial, pois além de celebrarmos uma data fundamental para a relação ser humano e natureza, há também a necessidade de preservarmos os recursos naturais, essenciais para a nossa sobrevivência. Portanto, o ato é sensível ao cuidado do meio ambiente”, destacou o secretário da Pasta, Ivair Biazotto.

A iniciativa obteve a participação do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), da Sesamm (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim) e do grupo de escoteiros “Encanto das Matas”, cujos integrantes colaboraram no plantio.

Na ocasião, servidores municipais também recolheram centenas de plásticos, nas mais variadas espécies, como lonas, sacolas, garrafas pet, o que, segundo técnicos ambientais, demonstra o descuido com o espaço ambiental.

A Secretaria de Meio Ambiente informou, na oportunidade, que a área degradada pelo incêndio e plásticos receberá um alambrado, a fim de garantir a preservação da mata nativa e impedir o acesso das pessoas.

Cerrado

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, ocupando uma área acima de 2 milhões km2, cerca de 22% do território nacional. A sua área contínua incide sobre os estados de São Paulo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. Neste espaço territorial encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta em um elevado potencial aquífero e favorece a sua biodiversidade.

No entanto, o Cerrado é o bioma brasileiro que mais sofreu alterações com a ocupação humana. Com a crescente pressão para a abertura de novas áreas, visando incrementar a produção de carne e grãos para exportação, tem havido um progressivo esgotamento dos recursos naturais da região.