Educação  / Notícia

O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, também foi celebrado no município com diversos eventos temáticos. As atividades organizadas no zoológico municipal “Luiz Gonzaga de Amoedo Campos” prosseguirão até a próxima quarta-feira (28). Durante a semana, mais de mil alunos das escolas municipais estarão integrados aos vários programas intitulados “A resposta está na Natureza”.

No evento inaugural, realizado nesta quinta-feira (22), alunos das EMEB’s (Escolas Municipais de Educação Básica) e do Projeto SER participaram das atividades interativas com o Corpo de Bombeiros, além da palestra “A fauna e a renovação da água”, ministrada pela analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Márcia Gonçalves Rodrigues e visitaram a exposição sobre o tratamento de água e esgoto organizada pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e a Sesamm (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim).

Nesse período, as crianças tiveram o acompanhamento do prefeito Carlos Nelson Bueno e dos organizadores da semana educativa – a secretária de Educação, Flávia Rossi; de Meio Ambiente, Ivair Biazotto e o presidente da autarquia, Rodrigo Sernaglia – e os secretários das demais Pastas.

“A aprendizagem quanto aos cuidados necessários para a preservação da água é fundamental para o equilíbrio de nosso ecossistema e, fundamentalmente, essa conscientização passa pelo processo de aprendizagem e ensino”, destacou a secretária de Educação, Flávia Rossi.

Os próprios alunos também demonstraram a importância da preservação da água através de teatros e músicas. “A participação dos alunos é fundamental, pois evidencia o resultado do ensino em sala de aula, além de serem também multiplicadores de informação, pois repassam conteúdo aos familiares e demais colegas na região onde moram”, enfatizou.

A programação será realizada também para as EMEB’s (Escolas Municipais de Educação Básica) e haverá a participação estudantil em apresentações de danças, bem como visitas monitoradas no zoo e de atividades demonstradas pelo Corpo de Bombeiros, além do espetáculo teatral "Água à Vista" protagonizado pelo elenco da Cia. Teatro Parafernália.

“São ações que resultam no aumento do grau de consciência quanto a importância da preservação do meio ambiente associado a necessidade de redução do uso impróprio da água”, concluiu o secretário de Meio Ambiente, Ivair Biazotto.