No sábado, ação em dose dupla: na zona rural, contra a Febre Amarela; na zona Norte, contra a dengue
A Secretaria de Saúde realizará amanhã (18) uma força-tarefa contra o mosquito Aedes aegypti.
“Precisamos, junto com a população, eliminarmos todos os criadouros do mosquito”, declarou a secretária da Pasta, Rosemary Silva. Ela afirmou ainda que esse trabalho deve ser contínuo e a população precisa se conscientizar de que “todo dia, podemos fazer um pouco mais, ou seja, os próprios moradores vistoriarem regularmente suas residências”.
Zona Rural
A “intensificação da vacina” contra a Febre Amarela será realizada nas moradias. Cerca de trinta funcionários, divididos em cinco equipes, farão as visitas domiciliares e deverão verificar a real situação de cada integrante da família. Os trabalhos iniciarão a partir das 8h00 e serão encerrados às 17h00.
A ação casa a casa é em decorrência da necessidade de serem preenchidos formulários como a “folha-espelho” e vistoria das carteiras de vacinação. Esse cuidado é fundamental, pois a vacina pode causar reações. “Estamos trabalhando, a fim de constatar a situação quanto à saúde de cada morador”, sintetizou. “É um trabalho preventivo”.
Zona Norte
Paralelamente, os moradores da zona Norte receberão a visita de mais de 100 agentes incumbidos de eliminarem os criadouros da dengue. A operação será realizada das 8h00 às 12h00.
No cronograma constam os bairros localizados na região do Jardim Paulista, Novacop, Jardim Primavera, Jardim Silvânia, Nazaré, Bicentenário, Nova Santa Cruz, Parque da Imprensa. “Os bairros localizados na parte de cima da Avenida Brasil e os que margeiam a Avenida Pedro Botesi”, explanou.
Materiais utilizados como criadouros serão recolhidos na segunda-feira (20). O serviço de coleta é resultado de parceria entre as secretarias de Saúde e de Obras, Habitação e Serviços.