Educação  / Notícia

Mogi Mirim faz parte de seleto grupo, composto por apenas 6 municípios, selecionados para participarem do Projeto “Plano de Aula” da Nova Escola. Na quinta-feira (14), o prefeito Carlos Nelson Bueno com a secretária de Educação, Flávia Rossi, acompanhada pelos diretores de 20 Emeb’s (Escolas Municipais de Educação Básica) e 14 Cempi’s (Centro de Educação Municipal da Primeira Infância) se reuniram na Estação Educação para analisarem as propostas do programa educativo que tem como parceiros o Google.org e a Fundação Lemman.

Na apresentação do Programa de Desenvolvimento Colaborativo, Gilne Fernandez e Maria Martinez, destacaram que o objetivo está concentrado em três vertentes:

1 – ampliar a experiência de quem está na classe (professor), para participar dos planos de ensino, desde a concepção, produção até a inserção dos métodos no ensino na sala de aula;

2 – melhorias no sistema de aprendizagem para resultar em notas de qualidade;

3 – viabilizar o ensino em associação com investimentos em tecnologia.

“A ideia, o foco é a aprendizagem das crianças, fator que resultará na elevação dos índices de ensino, mostrando que o grande ganho é a assimilação do conteúdo ensinado para as crianças”, enfatizou a secretária da Pasta, Flávia Rossi.

A iniciativa deverá ser implementada já no próximo ano letivo, no decorrer do 1º semestre. As escolas que aderirem ao projeto integrarão dois grupos de estudo, sendo um específico para matemática e o outro deverá abordar inglês, ciência, história, geografia, língua portuguesa e educação infantil.

Para ser contemplado com o projeto, o município participou de um processo seletivo feito em várias etapas. “Mas o critério que mais chamou a atenção foi o empenho e o entusiasmo em querer implementar ações que resultem na melhoria do ensino, na facilitação da aprendizagem, enfim, no investimento efetivo da Educação”, destacou Gilne.

Além de Mogi Mirim, foram selecionados os municípios de Alagoinhas e Andaraí – ambas na Bahia – Maracanaú (CE), São José dos Campos (SP) e Balneário Camboriú (SC).