Mais uma etapa das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) foi iniciada. O local onde ficarão os reservatórios de contenção de cloreto férrico e de cal líquido, ambos usados no processo de tratamento de água, já começou a ser preparado.
A primeira etapa desta parte da obra consistiu na demolição e destinação final adequada da contenção existente para a implantação da nova estrutura. A demarcação com estacas e regularização do terreno já foram feitas.
O próximo passo é a conclusão da fundação com perfuração e injeção de concreto e armadura e montagem do bloco de coroamento, armadura de laje e paredes da contenção, seguido da montagem da base com armação de concreto e pintura. A instalação do reservatório será executada por técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE) de Mogi Mirim.
O sistema de contenção contará com dois reservatórios para cloreto férrico, sendo um já existente e que passará por reforma e um reservatório para armazenar hidróxido de cálcio em suspensão, substituindo o produto em pó usado atualmente para neutralização ou correção do pH da água.
A adequação da armazenagem dos produtos químicos utilizados no tratamento de água faz parte do projeto de ampliação de ETA, iniciado em 2020.
As obras começaram com a construção de um novo ponto de chegada de água bruta e a instalação de quatro novos floculadores (já existem oito), mais dois decantadores (a estação já opera com quatro) e outros oito filtros (há quatro em operação no momento).
A parte estrutural desses módulos já foi finalizada, seguindo para a impermeabilização das paredes que ficarão em contato com água e posteriormente a instalação dos equipamentos para o processo de tratamento da água bruta.