A mais recente tecnologia utilizada para o monitoramento da glicose sanguínea está sendo implantada nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde). A Secretaria de Saúde também já providenciou a compra dos aparelhos de medição da taxa de glicose e as tiras, além de implementar os novos softwares nas farmácias e promover a capacitação de farmacêuticos e enfermeiros. A próxima etapa será a distribuição dos equipamentos aos pacientes.
Todos os pacientes diabéticos receberão o equipamento?
O aparelho é destinado aos diabéticos que fazem uso de insulina diariamente. As trocas dos aparelhos será iniciada partir da segunda-feira (8) e os pacientes cadastrados já começaram a ser convocados para comparecer na UBS onde foi realizado o primeiro cadastro.
O que o paciente precisa levar no dia da troca do equipamento?
– Cópia dos documentos pessoais (CPF, RG);
– Cartão SUS/ cartão da UBS;
– Comprovante de residência;
– Levar o aparelho em uso, cedido pela Secretaria de Saúde.
Como será a entrega das fitas para realização do teste de glicemia
Será realizada mediante a apresentação da receita médica e do novo aparelho, pois os dados registrados no equipamento deverão ser enviados a uma plataforma digital, a fim de irá gerar relatório para acompanhamento do paciente e de gestão do consumo. O usuário sempre deverá levar o seu aparelho na farmácia da UBS para a retirada das tiras de glicemia.
O que muda com esta nova tecnologia?
O novo sistema permite acompanhar os resultados da taxa de glicemia no sangue através de relatórios e gráficos, possibilitando um acompanhamento mais preciso dos resultados para manutenção ou adequação no tratamento.
Foto: divulgação