Agricultura  / Notícia

A Secretaria de Agricultura reforçou o programa municipal Patrulha Agrícola com os maquinários obtidos através do Kit ofertado pelo Governo do Estado, englobando trator, plantadeira de 4 linhas, tanque de pulverização de 500 litros e distribuidor de calcário.

O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável por meio da ampliação da capacidade de atendimento aos produtores rurais.

Equipamentos disponibilizados pelo programa municipal Patrulha Agrícola

Quantidade

Maquinário

6

Tratores

2

Tanques de pulverização

2

Distribuidores de calcáreo

2

Subsoladores

1

Terraciador

3

Grades aradoras

2

Grades niveladoras pequenas

1

Grade niveladora grande

1

Canteiradeira

1

Arado

1

Destocador

Com a chegada dos equipamentos, os atendimentos aos produtores agrícolas será intensificado. A Pasta prevê o aumento no número de beneficiários do programa municipal Patrulha Agrícola. Apenas em 2019, a Prefeitura prestou assistência a aproximadamente 95% das 154 solicitações, conforme dados divulgados na quinta-feira (19).

Desde 2017, quando a iniciativa passou a vigorar, foram protocolados 533 requerimentos. Destes, 503 foram atendidos, totalizando 4.028 hectares de produção agrícola. De acordo com a Pasta, os números evidenciam a capacidade de colaboração do município com os produtores. A infraestrutura disponibilizada permite apoiar o produtor rural no preparo básico da terra antes do plantio.

Ano

Solicitações

Atendimentos

%

2017

175

162

93,10% até 18/12

2018

204

195

95,58% até 21/12

2019

154

146

94,80% até 13/09

Para a prestação de serviços solicitados há dois parâmetros de atendimento. Mediante critérios técnicos há a possibilidade de realização do trabalho com trator e operador, além de implementos ou apenas a disponibilização do equipamento. O produtor interessado deverá dirigir-se a Secretaria de Agricultura, na rua Sergipe, 141, Santa Cruz.

Triagem

A adesão ao programa Patrulha Agrícola segue alguns critérios técnicos, a fim de serem observados as normas legais da parceria, classificados em seis etapas.

Normas técnicas e legais para adesão ao Patrulha Agrícola

Etapa

Critério

Apresentação da localização da propriedade;

Área de até 25 hectares com atendimento completo (trator/implemento/operador) com custo do diesel consumido;

Área de 25 a 50 hectares somente empréstimo do implemento sem custos, dentro de um cronograma de solicitação e utilização prevista;

Ordem cronológica do agendamento;

Vistoria sobre as condições físicas do local, bem como adequação técnica do serviço solicitado;

Garantia legal com relação a máquinas e equipamentos que o interessado possui na propriedade assistida;

Classificação do interessado: proprietário, arrendatário, meeiro, assentado, etc.