Na segunda-feira (18), a atualização dos dados de isolamento social em São Paulo, divulgada pelo Governo Estadual, mostrou que Mogi Mirim tem um dos 10 melhores índices entre as cidades paulistas. Com 56% da população local cumprindo o isolamento, a cidade superou a média estadual, de 55%, e obteve o maior resultado entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas.
Os números são referentes a domingo (17), e mostram um avanço de 9 pontos percentuais nos índices de isolamento durante o final de semana. Os dados podem ser conferidos pelo site saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento .
Com sede em um gabinete especial no Palácio dos Bandeirantes, o Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo (Simi-SP) é o programa responsável pelos registros. A coleta das informações é possibilitada por uma parceria do governo estadual com as operadoras de telefonia Claro, Oi, Tim e Vivo, que identificam os índices de isolamento nas cidades paulistas com mais de 70 mil habitantes através de mapeamento digital.
A adesão da população às medidas de isolamento se torna ainda mais importante neste momento em que as estatísticas computadas pela Vigilância em Saúde do município indicam que a cidade atravessa a pior fase da doença.
Desde a notificação do primeiro caso, em 6 de abril, até 11 de maio, Mogi Mirim contabilizou 13 confirmações. Na última semana, de 12 a 16 de maio, foram registrados 16 novos casos, ou seja, em apenas 4 dias, houve crescimento de 123% em relação aos 35 dias anteriores.
O Prefeito Carlos Nelson Bueno comentou sobre a importância da participação popular no combate ao coronavírus. “Nós temos tomado todas as medidas possíveis para reforçar o setor de Saúde do município e a fiscalização, mas nenhuma medida tem eficácia se a sociedade não colaborar e seguir as recomendações de distanciamento e higiene”, finalizou o prefeito.
No enfrentamento à Covid-19, a Prefeitura lançou mão de uma série de ações de fortalecimento da rede hospitalar da cidade, como disponibilização de um ambulatório para tratamentos de síndromes gripais, posto de triagem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ampliação dos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Santa Casa.
Além das melhorias estruturais, medidas visando a evitar a disseminação do vírus também foram tomadas, como a determinação de obrigatoriedade ao uso de máscaras em vias públicas da cidade e as operações diárias de fiscalização e orientação aos comerciantes e população em geral.