Meio Ambiente  / Notícia

Os cuidados aos animais de Mogi Mirim foi tema de encontro entre representantes do Executivo e Legislativo. Na tarde dessa segunda-feira (16), a Secretaria de Meio Ambiente realizou uma reunião com os vereadores que se destacaram em prol da defesa dos animais.

No encontro, o secretário da Pasta explicou que “a gente consegue fazer as coisas, concretizar ideais, se unirmos os esforços”. “Se juntarmos nossas forças, poderemos fazer muitas coisas”, destacou.

Foi explicado aos parlamentares a situação da Secretaria, bem como a realidade dos órgãos vinculados à Pasta e que prestam serviços de cuidados aos cães e gatos, como é o caso do BEA (Bem-Estar Animal).

“Queremos atuar da maneira como institui a lei. Vamos ver a legalidade de qualquer procedimento ou ação a ser adotada, até porque apenas a lei pode nos servir como respaldo”, sentenciou.

Enfatizando que a reunião serve como base para a “promoção do diálogo”, foi tratado sobre a necessidade de uma legislação concernente aos maus-tratos nos animais. “Precisamos de um referencial que coíba qualquer ação de maldade aos animais domésticos”, defenderam os presentes.

Também foram tratadas propostas que serão mais debatidas até mesmo para se chegar a um consenso. Dentre esses assuntos discutidos, estão a microchipagem para os animais, a posse responsável de cachorros e gatos e os cuidados e maneiras de serem tratados os animais que executam os serviços denominados “veículos de tração animal”.

“São temas que precisam de mais discussões, aprimoramento de ideias, mas, acredito que fizemos o mais importante: demos o pontapé inicial e, agora, juntos, devemos prosseguir para a realização efetiva do interesse público”, concluíram os participantes.