Os trabalhos de reparo do buraco localizado no cruzamento entre as ruas Luís Antônio da Gama e Silva e Comendador Humberto Matioti, na zona Norte, começaram na quarta-feira (24).
As equipes de técnicos da Secretaria de Obras e Serviços e o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) foram os responsáveis pela execução dos serviços. Em reunião na manhã de terça-feira (23) o presidente da autarquia, Rodrigo Sernaglia, disponibilizou a retroescavadeira. A ação é colaborativa, pois o SAAE também está substituindo a rede de água na avenida Luiz Pilla, em Martim Francisco.
Já o técnico da Secretaria de Obras, Vitor Coppi, explicou que será feita a vistoria criteriosa no local, a fim de identificar com precisão o motivo do rebaixamento da massa asfáltica. A previsão é que os trabalhos estejam concluídos na sexta-feira (26), mas qualquer variação será decorrente das condições meteorológicas.
Prevenção
Recentemente, no mesmo local, foi realizado o serviço de tapa-buraco pela Operação Conjunta de Limpeza Urbana. Porém, em decorrência das chuvas, o que provocou o desnível da massa asfáltica, constatou-se que pode ter havido a ruptura da “caixa de ligação”.
A caixa de ligação ou caixa morta é um recipiente quadrado e construído em alvenaria ou pré-moldado de concreto que recebe as tubulações tornando-se a responsável pela conexão das bocas de lobo à galeria.
A tarefa será reparar a caixa que recebe a tubulação das ruas Luís Antônio da Gama e Silva e Comendador Humberto Matioti e, assim interromper as aberturas de fluidez de água que resulta na deterioração das vias.
O motivo é que a inexistência de planejamento urbano permite que os bairros sejam formados sem que possuam a infraestrutura de drenagem da água.