Saúde  / Notícia

As ações contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya não param. O ano de 2018 já terá a primeira “Operação Zero Sujeira, Zero Aedes” no próximo sábado (27) na região do bairro Maria Beatriz, na zona Sul. Para a Secretaria de Saúde, o bom resultado só será alcançado se houver a colaboração de todos. “A participação popular é fundamental. Disponibilizamos toda a estrutura com servidores preparados, acompanhados por caminhões para a coleta dos criadouros”, explicou a secretária da Pasta, Rose Silva. “O trabalho é preventivo e o benefício é de toda a população, portanto, os moradores devem se engajar”.

A partir das 8h00, cerca de 140 servidores de diversas secretarias municipais, sob a orientação da Vigilância em Saúde (VS), realizarão visitas nas residências com o objetivo de orientar, fiscalizar e executar a limpeza de possíveis criadouros. A previsão é que as atividades sejam encerradas às 16h00. “Nesse período será retirado tudo que possa acumular água e esteja servindo como criadouro”, destacou.

Para a efetivação da campanha, a VS elencou a prevenção e o prognóstico de epidemia. “Em decorrência da realização do ADL (Índice de Densidade Larvária) foi constatado que nos bairros dessa região – Maria Beatriz e Parque Real – foram encontradas muitas larvas do Aedes aegypti”, pontuou.

A Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) preconiza que o ADL seja efetuado principalmente em janeiro. “Portanto, reiteramos que devemos e esperamos ter a cooperação dos munícipes”, finalizou.