Celebrado em todo o país no sábado (21), o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência não passou em branco em Mogi Mirim. Na sexta-feira (20), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), uma das entidades mais tradicionais e importantes do município, promoveu uma Caminhada Inclusiva por ruas e avenidas da cidade. Por volta de 9h30, cerca de 100 atendidos saíram em caminhada da sede da instituição, localizada à Avenida Jacareí, próximo ao Tiro de Guerra, em direção à Praça Rui Barbosa, na região central.
O trajeto, que percorreu as ruas Ariovaldo Silveira Franco e Dr. José Alves, antes de chegar à praça, teve aproximadamente 30 minutos de duração. Munidos de bumbos, caixas, taróis (popularmente conhecidos como repiques) e apitos, os alunos levaram o som da fanfarra à população, mostrando parte do trabalho social desenvolvido diariamente na sede da entidade.
O objetivo da caminhada foi o de conscientizar sobre a importância de ajudar a pessoa com deficiência a superar a barreira social, se colocar em igualdade de condições com qualquer pessoa e alertar a sociedade sobre a importância dos direitos à acessibilidade.
Ao longo de setembro diversas ações em Apaes espalhadas pelo Brasil vem sendo realizadas levando a cor verde, que simboliza a acessibilidade, como marca principal. Em âmbito nacional, o “Setembro Verde”, mês oficial da inclusão social, é característica marcante no que diz respeito ao tema.
A caminhada desta sexta-feira contou com a supervisão das coordenadoras responsáveis pela Educação e Assistencial Social da Apae, Flávia Costa e Camila Rebeck, respectivamente. Todo o trajeto foi acompanhado por agentes de trânsito ligados à Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura.
Estrutura
Atualmente, a Apae de Mogi Mirim atende 292 pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla, nas áreas de Assistência Social, Educação e Saúde. Sua missão principal é a defesa e garantia de direitos da pessoa com deficiência.