A Secretaria de Finanças informou que aproximadamente 40 mil carnês de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) foram distribuídos. Inicialmente, a entrega foi realizada nos condomínios, prédios e imobiliárias. Em seguida, os talões chegaram nas residências.
O secretário da Pasta, Roberto de Oliveira Junior, esclareceu que não é necessário o munícipe ir até o Paço Municipal para fazer a retirada do carnê, pois o documento será entregue nos endereços das moradias.
“A população não precisa procurar por carnês na Prefeitura nem nas agências dos correios. Eles serão entregues pelos carteiros e a logística dos Correios não permite entrega via balcão”, explicou.
“Dessa maneira, os carnês serão entregues somente no endereço do imóvel, quando edificados, e no endereço de entrega, quando se tratar de terrenos”.
A primeira mensalidade terá vencimento em 20 de fevereiro. Com limite mínimo de R$ 30, os valores serão lançados em até 11 parcelas. Já para quem preferir realizar o pagamento em parcela única, haverá concessão de desconto de 10% referente ao valor total da contribuição.
A estimativa de arrecadação para o ano de 2017 é de quase R$ 44 milhões.
Nesse ano, o valor de acréscimo no IPTU será somente a correção monetária de 8,48%. Esse índice não caracteriza aumento real, sendo decorrente apenas da variação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), publicado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no período de outubro de 2015 a setembro de 2016 conforme Decreto Municipal 7291/2016.
“A consequência da arrecadação é intensificação do processo de melhorias no serviço público e na realização de benfeitorias que consolide o bem-estar social”, finalizou.
Mudanças
Os documentos de arrecadação do município somente deverão ser pagos nas agências da Caixa Econômica Federal ou seus representantes (lotéricas).
Essa condição não foi escolha do município, mas uma condição imposta pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos).