Educação  / Notícia

A tecnologia tem sido uma aliada estratégica na prevenção e combate à violência. Atentos a essa realidade, estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Mogi Mirim usaram seus conhecimentos para oferecer benefícios para a comunidade e desenvolveram um software que faz o gerenciamento do banco de dados da Guarda Civil Municipal (GCM).

Acompanhado por secretários municipais, o prefeito Paulo de Oliveira e Silva se reuniu em fevereiro com os diretores da Fatec André Giraldi e da Etec André Luiz dos Santos para traçar um planejamento para ampliar o desenvolvimento de políticas de inovação tecnológica e incentivo ao empreendedorismo em Mogi Mirim

A ferramenta produzida por alunos do curso superior de tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) foi resultado de uma parceria com a empresa de tecnologia Compasso UOL. O projeto foi idealizado e executado por alunos contratados como estagiários pela companhia, no ano passado, e posteriormente efetivados.

O software tem aplicação para web e mobile e foi adotado em janeiro deste ano para agilizar o registro de ocorrências que ainda era feito de forma analógica. Com a novidade, o tempo dos agentes da GCM foi otimizado e os dados digitalizados passaram a ser mensurados e analisados por meio de relatórios estatísticos e indicadores que podem auxiliar a Guarda na prevenção aos crimes e no planejamento da segurança pública em Mogi Mirim.

A equipe desenvolvedora contou ainda com as participações de Átila Izac, Amanda D’Elboux, Gabriel Bauer, Milleide Peixoto, Moisés de Oliveira, Otávio Zirpoli e Vinicius Ribeiro.

Entre as funcionalidades da tecnologia estão a triagem e sistematização dos dados para mapear, por exemplo, os bairros com maior número de registros e identificar as ocorrências mais comuns.