Crianças e adultos com trajes esportivos ou casuais, organizados em grupo – Roda Presa –, em família e, alguns, até sozinhos. Com todas essas características distintas se formou o pelotão com um mesmo objetivo: participar do 1º Passeio Ciclístico em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente reuniu dezenas de munícipes. Concentrados na praça das Chácaras São Marcelo, o percurso de 8 km foi iniciado por volta das 8h00 com a disponibilização da infraestrutura necessária, englobando carro de apoio, bombeiros, guardas-civis municipais e agentes de trânsito tendo a Sesamm (Serviços de Saneamento de Mogi Mirim), órgão responsável pela ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) como ponto de chegada.
No trecho percorrido, os ciclistas apreciaram áreas de preservação ambiental, pois em todo o trajeto – Rodovia Amador Jorge da Siqueira Franco – em ambas as margens existem espaços destinados ao verde, sendo um deles utilizado como parque florestal de eucaliptos.
Em menos de 40 minutos, os ciclistas fizeram o trajeto de “ida”. No local foram recepcionados com um café da manhã. Eles conhecerem a estrutura da ETE.
“A ação foi de importância coletiva, pois o objetivo era reunir a família, amigos para um passeio e, mais que isso, viabilizar a conscientização sobre a necessidade da preservação do meio ambiente, fator essencial para a nossa sobrevivência. E conseguimos alcançar a nossa meta”, destacou o secretário da Pasta, Ivair Biazotto. Na sequência, depois da visita, os participantes retornaram as Chácaras São Marcelo.