O prefeito Dr. Paulo de Oliveira e Silva visitou, no início da noite deste domingo (28), as instalações da nova Central de Síndromes Gripais, anexo à Santa Casa, no antigo prédio do Pronto Socorro.
A partir de amanhã, os atendimentos serão realizados no novo local. Além de ser mais amplo, há a ligação com o hospital, o que irá viabilizar agilidade no socorro aos pacientes.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a estrutura do prédio contará com recepção, salas de pré e pós consulta, farmácia, três consultórios médicos, sala para coleta de exames, salas de observação e enfermaria, sala de hidratação, posto de enfermagem. Dentro de até 10 dias, novas salas serão liberadas pela Santa Casa, o que permitirá a disponibilização de 16 leitos de enfermaria, sendo cinco masculinos, cinco femininos, dois pediátricos e quatro denominados de “sala vermelha”, considerados de urgência e emergência.
Voltado ao atendimento de pacientes que apresentam os primeiros sintomas gripais, o ambulatório funcionará todos os dias, das 7h às 19h. A previsão é que, gradativamente, o horário e a equipe de atendimento sejam ampliados. Atualmente, ela é composta por cinco técnicos de enfermagem, quatro enfermeiros, dois recepcionistas e dois funcionários de serviços gerais.
Além disso, o município irá economizar com o valor de aluguel do antigo prédio, cerca de R$ 1.700,00 por mês. “São ações que, coordenadas, têm o objetivo de atender aos interesses da população. Ainda mais neste momento que o mundo está passando, os investimentos e atendimentos na saúde são fundamentais. Esse tem sido o nosso foco”, destacou o prefeito Dr. Paulo Silva.
Na ocasião, o prefeito esteve acompanhado pela secretária de Saúde Clara Carvalho, seus gerentes Patrícia Santon, Vivian Delalibera e Pedro Gonçalves e a enfermeira responsável pela Central, Márcia Silva. Também estiveram presentes o Chefe de Gabinete Allan Rodrigo Alves, a secretária de Governo Massao Hito, a presidente da Câmara Municipal Sônia Modena e os vereadores Luzia Cristina Cortes Nogueira, Drª. Lúcia Tenório, Mara Choqueta, Marcos Antônio Franco, João Vitor Gasparini, Ademir Junior, Tiago Costa e Luis Roberto Tavares e o provedor da Santa Casa, Milton Bonatti.
Organização
Para que a mudança ocorresse dentro do prazo previsto, uma equipe da Cemmil auxiliou os servidores da Saúde. “É muito gratificante saber que o serviço realizado por nosso grupo beneficiará à população. Estamos muitos felizes pelo resultado”, destacou Tânia Ribeiro, ladeada pelas colegas Aparecida Juliana, Deise Carrara, Ricardo Gomes e Valter Cazarini. Para tornar o local ainda mais aconchegante aos pacientes, a paisagista Mônica Victor doou o projeto paisagístico e compareceu no local para análise de como implementá-lo.