Uma manhã especial para Mogi Mirim. Em solenidade realizada na sede social do Clube Mogiano, a Prefeitura assinou, nesta segunda-feira, convênio com o Instituto Família Barrichello, presidido pelo piloto da equipe Full Time Sports, da Stock Car, principal categoria do automobilismo brasileiro, Rubens Barrichello. Rubinho esteve na cerimônia, e ao lado de representantes de seu instituto, do prefeito Carlos Nelson Bueno e de secretários municipais, oficializou a parceria, que beneficiará cerca de 400 pessoas a partir de 60 anos.
O trabalho consiste no desenvolvimento integral e manutenção da independência física para um envelhecimento saudável por meio do Método Águia, distribuído em quatro pilares e responsável por abranger práticas esportivas, cognitivas, coordenativas, aeróbias, exercícios resistidos, alongamento e relaxamento. O foco é ajudar os idosos a melhorar seu condicionamento físico e ter uma vida mais saudável.
O trabalho será aplicado em quatro regiões da cidade; no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), da zona Norte; no Ginásio Maria Paula, na Vila Dias, zona Leste da cidade; na Associação Comunitária do Jardim Maria Beatriz (Acojamba), zona Sul; e no Centro, no Clube da Vila São José. O cronograma de atividades prevê duas aulas por semana, com duração de uma hora cada.
A expectativa é de que as atividades tenham início no final do mês, após a contratação de quatro professores e outros quatro auxiliares. A quantia de R$ 336 mil, gerida pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, obtida por meio de destinações de parte do Imposto de Renda de empresas e pessoas físicas, garantirá a aplicação das atividades durante o período de 10 meses, podendo ser prorrogado.
“Teremos atividades neuromotoras, outra que trabalha o lado cardiorrespiratório e mais duas que trabalham a força e flexibilidade. Temos nesse programa um processo de ajudar o idoso a tomar consciência corporal para que durante as atividades atinjam a zona alvo com autonomia, mas sem correr riscos. Eles irão aprender a conhecer os músculos do corpo. Além de receberem atividades, contarão com palestras que envolvem a parte física e motivação”, detalhou o diretor executivo do Instituto Barrichello, William Boudakian de Oliveira.
Contratação
Os interessados em atuar no projeto já podem encaminhar currículo para o e-mail paula@institutobarrichello.org.br. O Instituto Barrichello pode ser encontrado no Instagram (@instituto.barrichello) e no Facebook (Instituto Família Barrichello). Todo o projeto pode ser conhecido no site www.institutobarrichello.org.br.
“Temos uma satisfação enorme de abraçar vocês”, celebra Rubinho
Assim que chegou ao Clube Mogiano, Rubinho recebeu o carinho do público a cada instante. Recepcionado pela Fanfarra da Melhor Idade, distribuiu autógrafos, pousou para fotos e antes de subir ao palco e compor a mesa, acompanhou a apresentação de dança de um grupo de alunos da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). Assim que teve a palavra, relembrou o passado, em um episódio no kartódromo de Interlagos, quando aos sete anos, em um dia de intenso frio, ao sair do local, ouviu de seu pai que entregasse sua blusa a um garoto que pedia esmola.
Confuso, disse não ter entendido a ordem naquele momento e compreendido o fato depois de conversar com o progenitor. Trinta dias mais tarde, ao voltar a Interlagos, ouviu do menino que seu pai havia vendido a roupa para comprar drogas. Era um sinal para levar o bem ao próximo.
“Ali visualizei que precisaria ajudar quando tivesse alguma condição. Vocês (idosos) são a nossa educação, tenho uma satisfação enorme por abraçar todos vocês. Temos que redirecionar nossas crianças para que tenham uma vida melhor, mas acima de tudo lembrar que vocês são pessoas que lutaram por tudo na vida e merecem nosso carinho. Me sinto muito feliz em estar aqui (Mogi Mirim), de coração”, festejou.
Prefeito exalta gestão do município e elogia Barrichello
O prefeito Carlos Nelson Bueno seguiu o clima festivo e agradeceu a Rubinho pela parceria. A simplicidade do piloto da Stock Car foram exaltadas por ele. “Rubinho me encantou. Não me lembro de ter visto ninguém com as mãos no bolso (no momento em que Barrichello foi anunciado para subir ao palco), isso mostra o que ele é o que sempre será. Essa parceria com Mogi vai nos dar mais fôlego para passar de 1.150 idosos atendidos e eu tenho a certeza que vamos chegar a um resultado muito maior. Agradeço essa maravilhosa demonstração de solidariedade, o que estamos conquistando é mérito de todos”, exaltou.
O prefeito aproveitou para agradecer a conduta e o trabalho Secretária de Assistência Social, Leila Iazzetta e da Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa Rosa Maria Silvia. Aliás, Leila não escondeu a felicidade pela assinatura do convênio.
“É um dia de muita alegria, o olhar da gente se enche de esperança, sabemos que vamos crescer e continuar caminhando, Rubinho, parabéns pela sua equipe. O instituto é sério, o projeto é sério, o alcance é sério, nós somos sérios e os beneficiados são todos nós”, discursou, para brincar na sequência. “Não vejo a hora de ficar idosa para poder desfrutar de tudo isso”, causando risos entre o público.
Errata: A expectativa é de que as atividades tenham início no final do mês, após a contratação de quatro professores e outros quatro auxiliares. A quantia de R$ 336 mil, gerida pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, obtida por meio de destinações de parte do Imposto de Renda de empresas e pessoas físicas, garantirá a aplicação das atividades durante o período de 10 meses, podendo ser prorrogado. O valor não é destinado mensalmente, conforme publicado anteriormente.