O prefeito Carlos Nelson Bueno assinou a ordem de serviço para a aquisição de equipamentos de segurança a serem utilizados no programa “Muralha Digital”, em cerimônia realizada na Secretaria de Segurança Pública na quinta-feira (23). A previsão é que processo licitatório destinado a locação dos produtos seja concluído em até 60 dias.
Na ocasião, o prefeito defendeu o aprimoramento dos mecanismos utilizados pela Pasta na luta contra o crime.
“O monitoramento que vamos implantar tem o objetivo de combater a criminalidade e, nesse caso, principalmente o roubo e o furto de veículos, além de agilizar o trabalho dos guardas municipais no atendimento às ocorrências”, definiu Carlos Nelson, no evento que contou com a participação da vice-prefeita Lúcia Tenório, de Secretários Municipais, do presidente da Câmara Municipal, Manoel Palomino, vereadores, o delegado titular da Polícia Civil, Dr. Paulo Agostinete e o delegado Dr. João Luiz Rissato e os grupamentos da GCM (Guarda Civil Municipal) e do Corpo de Bombeiros.
O novo projeto voltado a área de segurança pública terá uma infraestrutura composta por 20 equipamentos de alta definição em oito pontos distribuídos por todo o município, o que permitirá até mesmo a identificação de placa dos veículos.
“A ‘Muralha Digital’ vai permitir o uso de tecnologia de ponta na identificação de veículos através das placas, cooperando com o cruzamento de informações para a redução dos índices criminais”, explicou o secretário da Pasta, José Luiz da Silva.
Nesse período de instituição do Muralha Digital, uma central de monitoramento será instalada na sede da Secretaria de Segurança Pública, local para a operação do software a ser utilizado pelo “Sistema Detecta”.
O Detecta é um sistema de monitoramento inteligente implantado pelo Governo do Estado de São Paulo combinado com o maior banco de dados de informações policiais da América Latina, integrando o sistema aos bancos de dados das polícias civil e militar, do Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.
Locais monitorados pelo “Muralha Digital” |
Secretaria de Segurança Pública (CCO – Central Operacional) |
Rod. Sen. André Franco Montoro |
Rua Padre Roque |
Rua Santa Cruz |
Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira |
Avenida Pedro Botesi |
Rod. Dep. Nagib Chaib |
Rod. Luiz Gonzaga de Amoedo Campos |