Teve início na noite da última terça-feira (7) a operação do aparelho de Raio-X da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na zona Leste de Mogi Mirim. O equipamento, de alta tecnologia, colabora para uma melhor precisão, qualidade e rapidez no diagnóstico dos pacientes. Para entrar em funcionamento, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, realizou uma série de adequações em uma sala da UPA, exclusiva para a operação do Raio-X. No local, a Pasta promoveu o nivelamento do piso antiderrapante adaptado para suportar o peso da máquina e o fluxo de pessoas. Uma porta específica para comportar o manuseio da máquina também foi instalada.
O aparelho, no valor de R$ 154 mil, foi adquirido via processo de licitação junto à empresa Konica Minolta Healthcare do Brasil Indústria e Equipamentos Médicos, com sede na cidade de Nova Lima-MG.
“Estamos solucionando essa grande demanda da sociedade, principalmente da zona Leste. Solucionamos problemas técnicos, da radioatividade, das paredes, blindagem das portas (evitando o vazamento da radioatividade), e estamos agora com uma boa expectativa de um Raio-X de primeira linha para a população de Mogi Mirim”, celebrou o secretário de Saúde, Ederaldo Moreno.
O diretor técnico da UPA, Lélio Silva Júnior, também ressaltou a melhoria no sistema de Saúde municipal com o início da operação do novo Raio-X.
“A agilidade dos exames sendo realizados aqui dentro da UPA, e com qualidade de digitalização da imagem, vai melhorar muito o atendimento e a precisão do diagnóstico para os pacientes de Mogi Mirim. A adequação foi a mais difícil, pois a sala não pode vazar a radiação, fizemos adequações nas portas, vidros, e paredes, para que todos que estão na UPA possam circular e os trabalhadores terem a segurança garantida, sem estarem expostos à radiação”, destacou.
“Queremos cada vez mais proporcionar qualidade de serviço. Mogi Mirim é uma cidade tradicional, que tem que ser vanguarda, e a proposta do prefeito Carlos Nelson e de sua equipe é dar qualidade de vida. Para isso, precisamos de qualidade de serviço. Esse é o nosso objetivo, melhorar a UPA’, completou Ederaldo.
O Raio-X é um procedimento para diagnóstico médico que utiliza radiação em baixas doses visando identificar alterações na estrutura de ossos e órgãos. O exame procura fraturas, desvios e luxações, ou doença crônicas degenerativas, a exemplo de uma artrite e artrose.
Telhado
A Secretaria de Saúde também promove manutenção no telhado da Unidade de Pronto Atendimento. O serviço, realizado pela empresa Ph4 Construções e Engenharia LTDA, vencedora de processo licitatório aberto pela Prefeitura, consiste na troca de telhas e calhas. O trabalho, com investimento de R$ 116 mil, foi iniciado no dia 2 de janeiro e tem prazo de conclusão para o próximo dia 25.
Serão feitas também 22 novas saídas de água e a troca dos parafusos de todas as telhas, cobertos com massa para não soltarem com o tempo. As atuais calhas serão substituídas por calhas mais largas e com melhor inclinação.