Saúde  / Notícia

Quase um ano após a Prefeitura assumir a intervenção – sob mandado judicial – dos serviços SUS (Sistema Único de Saúde) na Santa Casa, o retorno da população frente aos atendimentos prestados têm atingindo altos índices, superando os 90% de aprovação entre ótimo e bom.

Os dados constam em relatório apresentado pela direção da intervenção na quarta-feira (19), e são referentes a janeiro de 2020. O posicionamento dos pacientes e familiares foi efetivado através da Ouvidoria do hospital de forma voluntária e avaliou os serviços desde o atendimento das recepcionistas e equipes de enfermagem e médica até a limpeza dos quartos e a qualidade das refeições.

Questionário referente aos serviços SUS prestados pela Prefeitura na Santa Casa

Atendimento das recepcionistas

Tempo de espera para internação

Atendimento da equipe de enfermagem

Atendimento da equipe médica

Atendimento das copeiras

Qualidade da refeição

Atendimento dos colaboradores

Limpeza de quarto/banheiro

Limpeza do corredor/hall/recepção

Você utilizaria nosso serviço novamente?

Setores

Foram analisados pelos pacientes e familiares os serviços prestados na UCM (Unidade de Clínica Médica), UCC (Unidade de Clínica Cirúrgica), maternidade, pediatria, hemodiálise, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto e neonatal.

Clínica Médica

Na UCM, com a participação de 35 pessoas (entre pacientes e familiares), o nível de satisfação chegou a 96,19%, sendo 40,32% considerado ótimo e 55,87% bom. Neste período houve 42 internações.

“A equipe de enfermagem é ótima, atenciosas demais. Cuidam muito bem dela. A comida é gostosa, ela já está até comendo melhor. Eu também estou recebendo alimentação. Não tenho o que reclamar dos médicos, tanto daqui quanto lá da UPA. O atendimento foi muito bom”.

Benedita S. Barboza (paciente)/ Maria Rosa (irmã)

Clínica Cirúrgica

Já na UCC, o índice de satisfação atingiu 91,32% das 73 pessoas que responderam ao questionário, quando 32,42% apontaram ótimo e 58,90% bom. No total, o setor realizou 103 internações.

“O cuidado que estou tendo no hospital é excelente. O hospital está maravilhoso. Gostei muito dos médicos. Estou comendo muito bem. A comida é igual da casa da gente, saborosa muito gostosa. O quarto está bem limpinho”.

Rubens Evangelista

Maternidade

Nos serviços da maternidade, a satisfação pelos serviços prestados saltaram para 97,02%, em que 75,20% creditou bom e 21,83% ótimo. Neste setor, a pesquisa foi respondida por 56 participantes, dentre as 67 internações realizadas.

“A enfermagem é excelente. Os médicos são muito bons. A comida não tem o que dizer, muito boa mesmo. Limpeza nota dez”.

Jeniffer Maiara da S. Ferreira

Pediatria

Com 19 internações, a pediatria alcançou 94,02% de satisfação, dos quais 26,50% consideraram ótimo e 67,52% bom. A avaliação obteve a participação de 13 pessoas.

“O atendimento nem tenho palavras, é ótimo. Estou muito satisfeita. O pessoal da enfermagem cuidou muito bem das minhas bebês, principalmente na UTI neonatal. Os médicos são excelentes. Estou recebendo as refeições e a comida é muito gostosa. A limpeza é feita todos os dias e é bem feita”.

Jessica Cardoso Santos

UTI adulto e neonatal

Com a participação de 12 pacientes dentre as internações registradas na UTI adulto, o índice de satisfação alcançou 92,59%, dos quais 74,04% destacaram bom e 18,52% ótimo. Na UTI neonatal, o nível de satisfação chegou a 100% entre os cinco participantes da pesquisa. Com 8 internações, 55,46% classificaram os serviços como ótimo e 44,44% bom.

Hemodiálise

Com 96,38% de satisfação dentre 124 pacientes, 68,34% consideraram bom e 28,04% ótimo. No período, 181 pessoas foram beneficiadas com os serviços prestados pelo setor de hemodiálise.

Satisfação

Índice

Clínica médica

96,19%

Clínica cirúrgica

91,32%

Maternidade

97,02%

Pediatria

94,02%

UTI adulto

92,59%

UTI neonatal

100,00%

Hemodiálise

96,38%

Fonte: Ouvidoria hospital/ref. Janeiro 2020