Quase um ano após a Prefeitura assumir a intervenção – sob mandado judicial – dos serviços SUS (Sistema Único de Saúde) na Santa Casa, o retorno da população frente aos atendimentos prestados têm atingindo altos índices, superando os 90% de aprovação entre ótimo e bom.
Os dados constam em relatório apresentado pela direção da intervenção na quarta-feira (19), e são referentes a janeiro de 2020. O posicionamento dos pacientes e familiares foi efetivado através da Ouvidoria do hospital de forma voluntária e avaliou os serviços desde o atendimento das recepcionistas e equipes de enfermagem e médica até a limpeza dos quartos e a qualidade das refeições.
Questionário referente aos serviços SUS prestados pela Prefeitura na Santa Casa |
Atendimento das recepcionistas |
Tempo de espera para internação |
Atendimento da equipe de enfermagem |
Atendimento da equipe médica |
Atendimento das copeiras |
Qualidade da refeição |
Atendimento dos colaboradores |
Limpeza de quarto/banheiro |
Limpeza do corredor/hall/recepção |
Você utilizaria nosso serviço novamente? |
Setores
Foram analisados pelos pacientes e familiares os serviços prestados na UCM (Unidade de Clínica Médica), UCC (Unidade de Clínica Cirúrgica), maternidade, pediatria, hemodiálise, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto e neonatal.
Clínica Médica
Na UCM, com a participação de 35 pessoas (entre pacientes e familiares), o nível de satisfação chegou a 96,19%, sendo 40,32% considerado ótimo e 55,87% bom. Neste período houve 42 internações.
“A equipe de enfermagem é ótima, atenciosas demais. Cuidam muito bem dela. A comida é gostosa, ela já está até comendo melhor. Eu também estou recebendo alimentação. Não tenho o que reclamar dos médicos, tanto daqui quanto lá da UPA. O atendimento foi muito bom”.
Benedita S. Barboza (paciente)/ Maria Rosa (irmã)
Clínica Cirúrgica
Já na UCC, o índice de satisfação atingiu 91,32% das 73 pessoas que responderam ao questionário, quando 32,42% apontaram ótimo e 58,90% bom. No total, o setor realizou 103 internações.
“O cuidado que estou tendo no hospital é excelente. O hospital está maravilhoso. Gostei muito dos médicos. Estou comendo muito bem. A comida é igual da casa da gente, saborosa muito gostosa. O quarto está bem limpinho”.
Rubens Evangelista
Maternidade
Nos serviços da maternidade, a satisfação pelos serviços prestados saltaram para 97,02%, em que 75,20% creditou bom e 21,83% ótimo. Neste setor, a pesquisa foi respondida por 56 participantes, dentre as 67 internações realizadas.
“A enfermagem é excelente. Os médicos são muito bons. A comida não tem o que dizer, muito boa mesmo. Limpeza nota dez”.
Jeniffer Maiara da S. Ferreira
Pediatria
Com 19 internações, a pediatria alcançou 94,02% de satisfação, dos quais 26,50% consideraram ótimo e 67,52% bom. A avaliação obteve a participação de 13 pessoas.
“O atendimento nem tenho palavras, é ótimo. Estou muito satisfeita. O pessoal da enfermagem cuidou muito bem das minhas bebês, principalmente na UTI neonatal. Os médicos são excelentes. Estou recebendo as refeições e a comida é muito gostosa. A limpeza é feita todos os dias e é bem feita”.
Jessica Cardoso Santos
UTI adulto e neonatal
Com a participação de 12 pacientes dentre as internações registradas na UTI adulto, o índice de satisfação alcançou 92,59%, dos quais 74,04% destacaram bom e 18,52% ótimo. Na UTI neonatal, o nível de satisfação chegou a 100% entre os cinco participantes da pesquisa. Com 8 internações, 55,46% classificaram os serviços como ótimo e 44,44% bom.
Hemodiálise
Com 96,38% de satisfação dentre 124 pacientes, 68,34% consideraram bom e 28,04% ótimo. No período, 181 pessoas foram beneficiadas com os serviços prestados pelo setor de hemodiálise.
Satisfação
Índice
Clínica médica |
96,19% |
Clínica cirúrgica |
91,32% |
Maternidade |
97,02% |
Pediatria |
94,02% |
UTI adulto |
92,59% |
UTI neonatal |
100,00% |
Hemodiálise |
96,38% |
Fonte: Ouvidoria hospital/ref. Janeiro 2020