Inspetores de alunos da Secretaria de Educação passaram por uma capacitação sobre atendimento nas salas de leitura, existente em Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e Centros Educacionais Municipais de Primeira Infância (CEMPIs). No total, 65 profissionais, em encontro realizado na Biblioteca Pública Municipal, puderam compreender a importância de desenvolver o prazer pela leitura, aprender a organizar um ambiente favorável e aconchegante no hábito de ler e propiciar ferramentas que colaborem para o aprendizado dos alunos.
As salas de leitura são espaços dentro das unidades escolares responsáveis por reunir um acervo organizado para que estudantes, professores e funcionários tenham acesso à leitura. Isso passa por um ambiente atrativo, iluminado e confortável, em que todos possam adquirir o conhecimento através dos livros.
A formação, aplicada pela bibliotecária Ângela Maria Soares de Lima, propiciou ainda que as profissionais pudessem conhecer as dependências da Biblioteca, promover o debate sobre como estimular e orientar a escolha de um livro e aprender a organizar um acervo literário dentro das salas de leitura de cada unidade escolar. Entender como é catalogado o acervo de uma Biblioteca e fazer a adaptação para as salas de leitura das escolas foram outros objetivos da formação.
Nas salas de leitura, materiais complementares como folhetos, catálogos, vídeos, Dvds, Cds, entre outros, se juntam aos livros na oferta de aprendizado. Dentro de uma Biblioteca o acervo é organizado por área de conhecimento, recebendo uma classificação decimal que representa um assunto, o CDD. Além disso, o autor leva uma notação que facilita a organização dos livros nas estantes.
No caso das unidades, deve-se identificar o perfil do público da escola, como a faixa de idade dos alunos, professores e funcionários, e através do professor, definir qual tipo de material fará parte do acervo, selecionando a quantidade de exemplares.
Fotos: divulgação