Saúde  / Notícia

O planejamento para o retorno gradual das cirurgias eletivas na Santa Casa, colocado na prática em maio, segue rendendo frutos para o hospital, sob intervenção da Prefeitura Municipal em seus serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) determinada pela Justiça de Mogi Mirim. Mais um resultado expressivo foi registrado em junho, com a realização de 81 procedimentos eletivos. A marca atende as expectativas da equipe interventora do hospital, que previa aumento de forma gradativa. Em maio, foram 35 procedimentos concluídos.

A grande maioria das 81 cirurgias eletivas integra procedimentos ambulatoriais, quando não há a necessidade de internação do paciente, e procedimentos de baixa e média complexidade, com internação de poucos dias e sem a utilização de vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A lista também contempla alguns procedimentos de maior porte que, apesar de não serem considerados de urgência, foram inseridos no cronograma de cirurgias em virtude do período dos pacientes na fila de espera, como determinadas cirurgias urológicas de alta complexidade. As atividades são realizadas com todos os cuidados necessários para não colocar em risco os pacientes e as equipes de cuidado.

A retomada das cirurgias eletivas, no mês de maio, acontece após a suspensão temporária dos procedimentos, iniciada em março, seguindo recomendação do Ministério da Saúde e válida para todo o país, visando auxiliar a infraestrutura, diminuir o fluxo de pessoas dentro do hospital e, assim, direcionar os recursos para o tratamento de pacientes suspeitos ou infectados pelo novo coronavírus (Covid-19).

Com o início da pandemia, em março, devido aos esforços para o cuidado de pacientes com sintomas ou infectados pela Covid-19, os procedimentos eletivos foram inicialmente suspensos, poupando insumos hospitalares e recursos para a nova reestruturação do hospital e o enfrentamento da doença.

Cirurgias de emergência

Importante destacar que as cirurgias de emergência não tiveram nenhuma relação com a paralisação temporária das cirurgias eletivas. O hospital manteve os setores de urgência em pleno funcionamento, realizando, em abril, 106 cirurgias de emergência, 17 partos normais e 36 partos cesária.

Em maio, foram 136 cirurgias de emergência, 23 partos normais e 33 cesárias, enquanto em junho, o hospital atingiu a marca de 146 procedimentos de emergência, 16 partos normais e 37 partos cesária.

Tabela

Produção Centro Cirúrgico – junho de 2020

Cirurgias eletivas: 81

Urologia: 27

Geral: 19

Vascular: 12

Ginecologia: 9

Demais cirurgias: 14 (ortopedia, neuro, mastologia, odontologia e otorrino)