Com dois casos suspeitos em Mogi Mirim, uma menina de 1 ano e uma mulher de 46 anos, que aguardam resultado de exames laboratoriais, a Secretaria de Saúde realiza no próximo sábado (10) uma intensificação na vacinação contra o sarampo no município. De olho na faixa etária considerada o público-alvo da doença, mais suscetíveis ao contágio, de 15 a 29 anos, todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) funcionam em horário especial, das 8h às 12h, quando os profissionais da saúde aplicarão a vacina. A Pasta municipal pede a apresentação da Carteira de Vacinação, mas aqueles que não tiverem o documento poderão utilizar o Cartão Nacional do SUS (Sistema Único de Saúde).
Desde o mês de julho, a Secretaria de Saúde busca conscientizar a população e incentiva a aplicação da vacina disponível em todas as UBSs, de forma gratuita. Já existe surto de sarampo em Campinas e São Paulo, o que reforça a preocupação do município com possíveis casos positivos.
Reunião
Na última sexta-feira (2), a Secretária de Educação Flávia Rossi, ao lado da coordenadora da Vigilância em Saúde, Joalice Penna Rocha Franco, e demais profissionais da Pasta, receberam, na sede da secretaria, diretores de escolas estaduais, particulares e faculdades de Mogi Mirim.
O objetivo era estabelecer um compromisso entre a Saúde e Educação no que diz respeito à conscientização de alunos e funcionários quanto à análise da carteira de vacinação e se necessitam receber alguma dose contra o sarampo. Outra meta é imunizar profissionais da Educação que nunca foram vacinados, entre 30 a 59 anos.
Ficou acordado que cada instituição de ensino enviaria uma lista com os nomes dos profissionais para as UBSs mais próximas das escolas, a fim de verificar a situação de cada pessoa. A medida se estende aos alunos, com a diferença da intensificação programada para o próximo sábado.
Foto: Divulgação