O mês de novembro representa o combate ao câncer de próstata e a Secretaria de Saúde organizará diversas ações. Sob o tema “Novembro Azul: seja o herói da sua saúde”, a campanha tem por principal objetivo a conscientização dos munícipes quanto às medidas preventivas e mediante diagnostico, quais os cuidados necessários para tratamento.
Segundo a programação elaborada pela Pasta, no decorrer do mês será ampliada a oferta do exame de PSA (Antígeno Prostático Específico, traduzido da sigla em inglês).
O PSA consiste na avaliação através do exame de sangue com o intuito de diagnosticar alterações na próstata como prostatite, hipertrofia benigna da próstata ou câncer de próstata. Nos casos que apresentarem alterações no resultado, o paciente será encaminhado para a consulta médica, o que configura o aumento da oferta, em decorrência da alta demanda que deverá ser atendida.
O serviço como o exame de PSA deverá ser solicitado pelo enfermeiro da UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima da residência de homens com idade a partir de 50 anos, ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família, considerado o público-alvo da campanha. Paralelamente, equipes técnicas também ministrarão palestras em empresas.
Sinais e sintomas do câncer de próstata
Na etapa inicial, geralmente não provoca sintomas, enquanto em estágio avançado pode causar alguns sintomas, dentre os quais:
- dor óssea;
- dores ao urinar;
- vontade de urinar com frequência;
- presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
A maioria desses problemas é provavelmente provocada por outras condições clínicas, além do câncer de próstata. Por exemplo, o aumento da frequência urinária é muito mais frequentemente causado por hiperplasia prostática benigna (HBP), um crescimento benigno da próstata.
Dessa forma, é importante manter o médico informado sobre qualquer um desses sintomas para que a causa seja diagnosticada e, se necessário, iniciado o tratamento.