Saúde  / Notícia

Com o objetivo de evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura aplica testes rápidos em idosos que vivem em seis Instituições de Longa Permanência (ILP) conveniadas com a Secretaria de Saúde. A ação teve início na segunda-feira (5) e segue até o dia 26 de maio. Os testes também são oferecidos para profissionais e cuidadores que atuam nas instituições sediadas no município.

A expectativa é de que cerca de 400 testes sejam oferecidos para idosos e funcionários do Lar São Francisco de Assis, Casa de Repouso Emanuel, Instituto Coronel João Leite, Vila Vicentina, Casa Santo Antônio e Abrigo Juca de Andrade.

A coleta do material é realizada por funcionários da Secretaria de Saúde, na sede de cada instituição, respeitando um cronograma, sempre no período da manhã. Após a coleta, o exame é enviado a um laboratório credenciado pela Pasta para avaliação e o resultado.

“Nós implantamos os testes nas entidades de idosos, fizemos uma programação de dois dias em cada entidade, faremos com os pacientes internos e os funcionários. Será um bom mosaico para avaliarmos (a situação), vamos ver quais serão os resultados e divulgar”, destacou o secretário de Saúde, Ederaldo Moreno.

Testes

A Prefeitura, através das secretarias de Saúde e Suprimentos e Qualidade, efetuou a compra de dois tipos de testes para a Covid-19, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde: os testes RT-PCR e também os testes rápidos.

Os kits de diagnóstico, diante do número limitado em todo o país, vem sendo destinados para profissionais da área da saúde e pacientes com síndrome respiratória aguda grave, além de idosos, parte do grupo de risco da doença.

Foto: divulgação