Educação  / Notícia

Tem início a partir da próxima segunda-feira (20) as inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos) 2019, prova voluntária e gratuita destinada a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino, no mínimo, 15 anos completos para o Ensino Fundamental, e 18 anos para o Ensino Médio.

As inscrições estarão disponíveis pela internet, através do http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja. Dúvidas e demais informações podem ser resolvidas e esclarecidas pelo telefone 0800-616161.

O período de inscrição segue aberto até 31 de maio, e a prova acontece no dia 25 de agosto.

No total serão quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. As provas para o Ensino Fundamental serão divididas em Matemática, Ciências Naturais, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação, além de História e Geografia.

Já para o Ensino Médio as disciplinas são Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

A página do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) na internet, responsável pela organização e aplicação do exame, é mais uma opção como forma de consulta. O endereço é o http://portal.inep.gov.br/web/guest/inicio.

Polo de inscrição no município

Para facilitar o acesso da população, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, oferecerá, a partir de segunda-feira, um polo exclusivo para inscrições, em sua sede, localizada na Rodovia Nagib Chaib, 550, no Morro Vermelho. Os interessados podem comparecer ao local das 8h00 às 16h30, de segunda a sexta-feira, portando o RG e o CPF.

Preparação

Para se preparar para o exame, o Inep disponibiliza em sua página o material didático pedagógico de apoio aos participantes e professores, composto por um volume introdutório, quatro volumes de orientações aos professores e oito volumes de orientações para o estudante (quatro para o Ensino Fundamental e quatro para o Ensino Médio).

Todos aqueles que tenham realizado o Encceja Nacional em anos anteriores e não obtiveram média para aprovação na área de conhecimento, poderão inscrever-se novamente no exame para eliminação do componente curricular desejado, caso tenham interesse.