Educação  / Notícia

Entre quarta (27) e quinta-feira (28), 3.140 estudantes dos 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do ensino fundamental da rede pública municipal, realizam o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). As provas de Língua Portuguesa e Matemática avaliam habilidades essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem, gerando indicadores para subsidiar o planejamento escolar e as tomadas de decisão em políticas educacionais não apenas em Mogi Mirim, mas todo o Estado.

Na cidade, a prova foi destinada para alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Adib Chaib, Ana Isabel, Alfredo Bérgamo, Bráulio José Valentim, Cleusa Marilene Vieira de Mello, Dona Sinhazinha, Edna Fávero Choqueta, Francisco Piccolomini, Geraldo Alves Pinheiro, Geraldo Philomeno, Helena dos Santos Alves, Jorge Bertolaso Stella, Humberto Brasi, Maria Nilsen Oliveira Leite, Nelson Neves de Souza, Regina Maria Tucci de Campos e Vereadora Terezinha da Silva Oliveira.

Realizaram o Saresp 723 alunos do 2º ano (36 salas), 964 alunos do 3º ano (41 salas), 942 alunos do 5º ano (42 salas), 264 alunos do 7º ano (11 salas) e 247 alunos do 9º ano (8 salas).

Elaborado pela Fundação Vunesp, o Saresp ajuda a compor o principal indicador da educação paulista, o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). Na prova, para os 2º e 3º anos do ensino fundamental, os itens são dissertativos, chamados de resposta construída, enquanto para o restante a prova é de múltipla escolha.

“A Secretaria de Educação tem uma preocupação em saber o que as crianças já aprenderam e o que ainda precisam aprender. Quando fazemos uma avaliação deste porte, não é para classificar em criança boa ou média, mas, sim, para diante do que eu tenho, analisar o que eu preciso fazer. O município, a partir do Saresp, traça as ações pedagógicas, ele aponta para nós como está a aprendizagem na cidade”, frisou a supervisora escolar e formadora da rede municipal, Ana Cristina Gazotto.

Segundo a Secretaria de Educação de São Paulo, em todo o Estado, cerca de 1 milhão de alunos da rede estadual realizaram a prova entre esta quarta e quinta-feira. A prova é aberta para as redes municipais, particulares, Sesi e unidades do Centro Paula Souza que aderiram à avaliação.

Fotos: divulgação